data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Sociedade organizada barra tentativa de aumento da taxa da Balsa de Cabrália.
cabr1-750x430

Foto: Jojo Noticias

A sociedade organizada barrou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália a tentativa do Prefeito Agnelo Santos de impor o aumento das passagens da Balsa que faz a travessia no Rio João de Tiba entre Cabrália e o povoado de Santo André. O tema iria ser votado em uma sessão extraordinária solicitada pelo mandatário de Cabrália e convocada pelo Presidente do Legislativo Romali Rodrigo Silva na última sexta-feira (21/12).

Segundo informação do site Jojo Notícias, a decisão do prefeito via decreto-lei nº 021/2018,  editado e publicado em 10 de dezembro, mobilizou uma série de órgãos e entidades tais como: Associação Naval, CVC, Conselho do Meio Ambiente e empresários locais, representantes do segmento hidroviário (escunas, embarcações) etc., que em reunião com a base parlamentar do prefeito, fora da Câmara, decidiram pelo adiamento da decisão para uma data ainda não definida.

A oposição ao projeto, capitaneada pelos vereadores Xepa, Humbetinho e Indiara, alegam que a medida ainda não teve um amplo debate e discussões com a participação de setores interessados pelo tema. Também foi comentada a tentativa de conceder amplos poderes ao Prefeito Agnelo Santos para legislar sobre o assunto, a administração e aplicação do recurso gerado pela taxa instituída. O Prefeito, nesse caso em tela, iria decidir sozinho o valor da taxa a ser fixado pela administração e o papel das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente na destinação desses recursos.