A Prefeitura de Belmonte, através da sua Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ambiente, realizou uma grande operação na manhã dessa segunda-feira (10/12) para sanar os estragos causados pelo temporal e os fortes ventos que ocorreram no início da tarde do último sábado (08/12). Equipes da Prefeitura se dividiram por várias localidades do município e efetuaram podas preventivas para proteger a rede elétrica que alimenta a cidade, retiraram várias árvores que foram derrubadas pelo vento e desobstruíram vias vicinais interrompidas pela queda da vegetação causada pelo vento.
Nossa equipe conversou com o Prefeito Janival Borges sobre os estragos causados no Mercadão Municipal, onde uma parte da fachada chegou a despencar e partes do telhado foram levadas pelo vento. O gestor comunicou que já pediu para as equipes da Prefeitura fazerem vistorias em todos os prédios públicos municipais para que seja apontada a dimensão dos estragos. “No caso do Mercadão Municipal, nós já assumimos aquele prédio em péssimas condições e com sinais de abandono. Nós já temos um planejamento de reforma e revitalização daquela edificação. O que faremos agora é mensurar os estragos e tomar as medidas imediatas para manter os órgãos ali abrigados funcionando até a reforma definitiva.” – Comentou o Prefeito Janival Borges.
Os problemas causados pela chuva e o vento também prejudicaram a estrutura de comunicação de Belmonte. A operadora Vivo permanece enfrentando instabilidade no seus sinais de voz e dados. Alguns provedores de internet também tem enfrentado problemas em suas conexões e o distrito de Santa Maria Eterna chegou a ficar várias horas sem energia elétrica por causa de danos causados pelo temporal.