A cidade de Belmonte está comemorando nessa quarta-feira (14/11) o Dia Municipal da Poesia. Sancionada pelo Prefeito Janival Borges no último dia 12/11, a data especial comemora o advento do nascimento do poeta belmontense Sosígenes Costa. Sosígenes Costa foi um poeta brasileiro nasceu em Belmonte no dia 11 de novembro de 1901 e começou a sua trajetória literária em 1928 escrevendo para o Diário da Tarde, na cidade de Ilhéus. No mesmo ano o escritor, jornalista, Poeta, professor e Cronista torna-se membro da Academia dos Rebeldes junto com Pinheiro Viegas, Jorge Amado, Edson Carneiro e Dias Costas.
Em 1959 ocorre a publicação de seu livro Obra Poética, pelo qual recebe o Prêmio Jabuti de Poesia, em 1960. Sosígenes teve parte de seu trabalho reunido no volume Obra Poética (1959), mas foram os esforços críticos de José Paulo Paes que trouxeram maior atenção ao trabalho do poeta baiano, quando, em 1978, Paes passa a trabalhar com a obra do escritor belmontense. O longo poema Iararana, escrito em 1933, seria editado em 1979, com ilustrações de Aldemir Martins. Em 2001, a sua produção poética foi reunida num volume único, Poesia Completa, publicado pelo Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Sosígenes Costa morreu no Rio de Janeiro, a 5 de novembro de 1968.
Em conversa com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, o também poeta Herculano Assis, o mesmo revelou ter muita alegria em estar resgatando a memória de Sosígenes Costa por achar importante que os belmontenses conheçam os seus ícones. “Sosígenes levou o nome de Belmonte para todo o Brasil com o sucesso de suas obras e temos que reverenciar esse grande belmontense que, apesar do grande sucesso, não esqueceu as suas raízes nem a sua terra.” – Finalizou Herculano.