No próximo domingo (18/11), será realizado a 5ª edição do Encontro de Filarmônicas de Belmonte BA. O evento, que teve a sua primeira edição realizada em 2014 em comemorações ao centenário da Filarmônica Lyra Popular de Belmonte, já se tornou referência na Costa do Descobrimento e atrai diversos turistas dos mais variados lugares do país para presenciar esse grande espetáculo.
A edição desse ano terá como homenageado o maestro e compositor Ovydio Santa Fé Aquino, que por mais de 30 anos residiu em Belmonte e exerceu a regência das Filarmônicas Lyra Popular e 15 de Setembro. O maestro nasceu na cidade baiana de Irará, onde aprendeu a arte da música e destacando-se como excelente musicista, foi sendo convidado a integrar várias corporações musicais pela Bahia. O talentoso maestro regeu a Lyra em 1929, para onde mudou-se com sua família. Santa Fé foi protagonista junto com o maestro Ricardo Gomes da Silva do famoso duelo de 1948. O mesmo quando se aposentou mudou-se para capital do estado, onde foi testemunha da sagração da Lyra Popular como campeã baiana do concurso “Salve a Retreta” de 1961.
O Encontro contará com a participação de 10 filarmônicas, sendo 5 do Estado de Minas Gerais, 4 do estado da Bahia e 1 do estado de Sergipe. Destaque para a participação da Filarmônica 25 de Dezembro da cidade de Irará BA, terra natal do Maestro Santa Fé. Também estará presente no evento o filho mais novo do homenageado, que vira de Brasília, junto com sua família, especialmente para o Evento.
As atividades começaram no sábado dia 17/11, com oficinas musicais, palestras, exposições de artes, de artesanatos e de plantas ornamentais. O público também contará com apresentações culturais e shows à noite em um palco montado para o evento. No domingo dia 18/11, às 15h dará início aos desfiles das bandas, saindo do antigo Beijo Gelado na Av Rio Mar, em direção a Praça da Bandeira, às 16h as bandas irão fazer suas apresentações no palco montado a beira do Rio Jequitinhonha. O Encontro é organizado pela COEFB (Comissão Organizadora do Encontro de Filarmônicas de Belmonte BA), com apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte, através da sua Secretaria de Turismo e Cultura.