No ultimo sábado (10/11) aconteceu a inauguração da primeira instituição museológica da cidade de Belmonte. Estamos falando do Museu das Cadeiras Brasileiras que contempla o designer nacional baseado na obra do paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata belmontense Zanine Caldas, mais conhecido em todo o país e internacionalmente pelo título de O Mestre da Madeira.
O projeto, que é fruto de uma parceria entre a empresa KATZ Engenharia, Família Zanine e Prefeitura Municipal de Belmonte, tem como objetivo apresentar aos visitantes uma verdadeira imersão no designer brasileiro com um acervo formado por obras confeccionadas por grandes nomes nacionais como Sérgio Rodrigues, Irmãos Campana e Hugo França. O acervo ainda conta com obras do designer Zanini de Zanine, que herdou a criatividade e a essência do seu pai Zanine Caldas e hoje dá continuidade ao trabalho do Mestre da Madeira.
Em conversa com nossa equipe o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Herculano Assis, comentou que o Museu das Cadeiras é apenas o começo das homenagens a Zanine Caldas, que é a figura central de todo o planejamento museológico. “O Museu é dividido em duas partes , onde uma delas aborda a vida e a história do artista e a outra aborda o designer do seu trabalho que é reproduzido pelas cadeiras confeccionadas por Zanine Caldas. Também contamos com obras de outros nomes de destaque no mundo nacional e internacional do designer. É um projeto muito rico que tem como objetivo se tornar uma grande atração para o turismo da Costa do Descobrimento.” – Comentou Herculano.
O Prefeito Janival Borges também esteve presente à inauguração e colocou que Belmonte está dando um grande passo para a implementação do turismo na cidade. “Estamos criando uma nova alternativa de turismo voltada para o turista de poder aquisitivo alto que não se contenta apenas com baladas e procura viver a cultura, a história, a culinária e as belezas naturais de cada localidade. O nosso objetivo é criar a nossa marca e se torna uma alternativa diferenciada de tudo o que já existe atualmente na Costa do Descobrimento.” – Comentou o Prefeito Janival Borges.