A Prefeitura Municipal de Belmonte se reuniu com moradores da área considerada como Centro Histórico da cidade na última quarta-feira (07/11) para abordar temas sobre os cuidados e dicas para a conservação do patrimônio arquitetônico. Na reunião também foram debatidas ações integradas junto à comunidade e a criação de uma associação de moradores e proprietários dos imóveis antigos.
Também foi apresentado no evento as Leis de Criação do Centro Histórico e do Tombamento Municipal, onde o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Herculano Assis, abordou a importância de preservar a identidade do povo belmontense através das edificações. Herculano Assis ainda informou que os imoveis com relevância histórica receberão um azulejo, fazendo alusão à azulejaria portuguesa do século 19, informando o tombamento do imóvel, que pela lei, poderá receber desconto de até 50% no IPTU como bonificação de conservação.
Herculano Assis encerrou a reunião ressaltando que a preservação da cultura e da história são primordiais para o desenvolvimento do turismo e que o objetivo da gestão municipal é criar para Belmonte um diferencial que atraia pessoas de todo o Brasil e do mundo para conhecer a cidade. “Não podemos nos espelhar nas nossas co-irmãs Cabrália e Porto Seguro. Elas já criaram o trade turístico delas e nós, infelizmente, ficamos para trás assistindo o sucesso dos outros. Agora é a nossa hora e só conseguiremos se nos unirmos em busca desse ideal.” – Finalizou Herculano.