Secretaria Municipal da Saúde de Belmonte decidiu antecipar o início da campanha de vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Em Roraima e no Amazonas, estados mais atingidos pelo sarampo, as campanhas já começaram e estão ligadas ao surto. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho.
Crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias). A campanha vai até o dia 31 de agosto.
“Nossa meta é imunizar 1.517 crianças nessa faixa etária e manter o sarampo e a paralisia afastados das nossas crianças. Temos sala de vacina em todas as unidades e precisamos contar com a colaboração dos pais e responsáveis nessa luta” enfatizou o secretário Tárcio Lapa.
Como estratégia o município adotou vários dias D para mobilizar a comunidade. Basta ir e levar o cartão de vacina e o cartão do SUS da criança.
Bom Jardim 02/08 – Posto de Saúde
Novo Horizonte 07/08 – Posto de Saúde
Ponta de Areia – 08/08 Posto de Saúde
Santa Maria 09/08 – Posto de Saúde
Biela 14/08 – Posto de Saúde
Barrolândia 15/08 – Hospital
Boca do Córrego 15/08 – Posto de Saúde
Mogiquiçaba 29/08 – Posto de Saúde
Zona rural de acordo com o calendário da equipe de atendimento.