data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Ação Judicial contra a Hidrelétrica de Itapebi pode resultar em em obras para Belmonte.

hidreletrica itapebi

A Associação de Produtores do Ubú (APROBU) conseguiu uma importante vitória na batalha judicial que trava contra à empresa Itapebi Geração de Energia S/A, dona da Usina Hidrelétrica de Itapebi. Estamos falando do despacho judicial que obriga a empresa a custear uma perícia independente para comprovar e mensurar os danos ambientais que o empreendimento causou às populações ribeirinhas do município de Belmonte.

A APROBU alega que, na época da instalação da Usina Hidrelétrica de Itapebi, Belmonte ficou de fora das cidades que receberam recursos a títulos de compensação pelo impacto ambiental causado pelo empreendimento e que, depois da barragem da usina instalada, a cidade teve a navegação fluvial e a pesca no Rio Jequitinhonha totalmente prejudicadas devido ao forte assoreamento do curso de águas. Alguns especialistas ainda apontam que o avanço do mar sobre a Praia do Mar Moreno é consequência desse assoreamento, já que, o Rio Jequitinhonha não tem mais poder de depositar sedimentos no litoral belmontense. “Apesar da empresa ter uma equipe com profissionais de ponta monitorando, ainda corremos o risco da barragem romper, varrer toda a população ribeirinha e causar grandes estragos na sede do município de Belmonte. Por tudo isso queremos as mesmas compensações que os outros municípios tiveram. “ – Comentou um dos produtores.

A APROBU espera que, com o resultado da perícia independente, consiga provar na justiça os impactos ambientais e obrigar a empresa a indenizar o município de Belmonte como a mesma fez com outras cidades da região, na época de instalação da Hidrelétrica. Os produtores acreditam que essa decisão pode representar um volume de recursos considerável que serão investidos em obras que beneficiarão toda a população da cidade.