O ronco dos motores toma conta da Costa do Descobrimento. Logo pela manhã de sábado, centenas de motociclistas surpreenderam a comunidade, saindo de Porto Seguro e passando pelo circuito turístico que contempla Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, Santo André, Santo Antônio, Guaiú, Mogiquiçaba, chegando em Belmonte – terra do guaiamum e do mar moreno, efeito do encontro das águas do Rio Jequitinhonha com o atlântico. O passeio faz parte da programação Bye Bye Bahia – Destino Arraial d´Ajuda – Moto Fest, que visou surpreender os motoclubes com muitas opções de lazer.
Depois de um dia curtindo as mais belas praias da região, a comunidade compareceu em um bom número de crianças, adolescentes, jovens e famílias na festa, que iniciou com apresentação de capoeira pelo grupo do Mestre Romilson, no mais bom estilo baiano e Raiz .
Celma Dias, moradora do distrito de Arraial d´Ajuda veio com os filhos e os amigos se divertir. “Os shows estão muito legais e as crianças estão adorando ver esses modelos de motos exóticas”, diz, acompanhada da amiga Letícia, que disse que há tempos não participava de uma festa tão animada.
Gisele Martins, proprietária do Hotel Arraial d´Ajuda, é só alegria. ”Estou com todas as suítes lotadas, ocupadas pelos motociclistas e suas famílias. Além disso, minha filha ainda está tendo a oportunidade de trabalhar em uma das barracas montadas aqui”, conta, divertindo-se com os novos amigos e hóspedes durante o Show da Banda Invisíveis. Logo em seguida tocou a Banda 23:52 e Manu Saggioro.
Negócios
A variedade de produtos sendo comercializados nos 26 estandes chamou a atenção do público com indumentárias como vestuário, capacetes, camisetas estilizadas, peças de motos, artigos especializados e de recordações. Além disso, passeios foram oferecidos. A promotora de vendas no estande do Eco Parque disse que muita gente se interessou em conhecer parque aquático. “Na sexta-feira, muitos motociclistas passaram o dia se divertindo nos atrativos oferecidos no Eco Parque”, conta.
Motos. Muitas motos. Todos puderam conhecer os modelos tradicionais e lançamentos da BMW e da Honda. Ruiter Franco, responsável pelo Show Room da BMW e Presidente da AMO – Ba, disse que a empresa atingiu seus objetivos: “divulgamos nossos modelos touring, big trail, esportiva e nailed, também fizemos muitos contatos”.
A concessionária da Honda, ofereceu serviços tais como “revisão geral, troca de peças e checagem grátis de 21 itens. Além disso, apresentamos lançamentos, como a Falcon 400, a Gold Wing 1.800, e o destaque foram os modelos importados, já que agora a loja é “Honda Dream”, conta o promotor de vendas, Vinícius Dias, que diz estar satisfeito com a organização e o público diferenciado no evento, comemorando a venda de um dos lançamentos e consórcios firmados.
Para o motociclista Emerson Campos, proprietário da Porto Import, que trouxe o Estande do Red Bull, todo evento de motos é uma oportunidade de negócios, pois reúne turistas de alto poder aquisitivo, que são atraídos pelo evento e pela qualidade dos serviços oferecidos. “Essa agora é mais uma data importante para o trade”, diz, esperando as próximas edições. Christian Eckast, da Master Imports, concorda. “Pense bem, motociclistas gostam de rock, e é o que está sendo tocado aqui, e gostam de curtir música com boa bebida. Nós que trabalhamos com esse setor não podíamos ficar fora desse nicho de mercado”, conta junto às belíssimas garçonetes que servem bebidas e energéticos importados nas mesas.
“Estamos resgatando os encontros dos motociclistas para região, trazendo gente apaixonada por motos que buscam motivos para viajar. Arraial d´Ajuda é um bom motivo, destacando-se como um dos destinos mais desejados e próximos no Nordeste”, afirma Eduardo Oberlaender, da Barraca Maré. Ele ressalta que o destino está numa distância aceitável para quem viaja de moto, oferece hospedagem confortável, segurança e muita diversão. Já para o Arraial, o evento se torna mais um atrativo a oferecer anualmente a essa classe que gosta de viajar e retornar a lugares inesquecíveis.
Os organizadores Marquinhos Bahia, Xaxá, Angélica Cavalheiro e Paulo Reis se despediram dos motociclistas, no encerramento do evento neste domingo, certos de que em 2013 se encontrarão novamente, em mais uma edição de sucesso a ser realizada pelo Convention Bureau e Sindhesul.”Até breve”!