O município de Belmonte foi colocado em zona de risco de proliferação da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana, segundo o último levantamento do Índice Rápido de detecção do mosquito Aedes Aegypti. Diante da situação, as equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão colocando larvicidas nas valas e córregos e os agentes estão usando bombas costais para a pulverização do inseticida.
A Secretaria de Saúde informa que estão sendo feitas abordagens sobre educação em saúde e visitas domiciliares a locais estratégicos como borracharias e outros empreendimentos com possíveis resíduos passíveis de acúmulo de água. A assessoria da Secretaria de Saúde informa que as fortes chuvas enfrentadas pelo município, intercaladas com momentos de forte calor, facilitam a reprodução do mosquito e pede para que os moradores abram as portas de suas casas no momento da pulverização para facilitar a ação do veneno. Lembrando que deve-se tomar os cuidados para proteger os animais de estimação, cobrindo aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais para que os mesmos não entrem em contato com o veneno.
Em nota, a Secretaria de Saúde finaliza que o veneno usado pelas equipes é pontual e só atinge os mosquitos adultos e pede para que todos se envolvam na luta contra essas doenças não deixando água parada nas residências, cobrindo reservatórios de água e tomando cuidado de virar de cabeça para baixo eventuais recipientes que sejam encontrados nos quintais. Também se pede para que os moradores limpem os seus quintais e terrenos eliminando pneus velhos e lixos que podem se tornar criatório do mosquito.