A Prefeitura Municipal de Belmonte, através do seu Secretário de Turismo e Cultura, Herculano Assis, informou na manhã dessa segunda-feira (11/06) que está sendo revitalizada a geminação entre a cidade e a Vila de Belmonte em Portugal, onde nasceu o navegador português Pedro Alvares Cabral. A revitalização propõe projetos bilaterais que celebram acordos que contemplarão as áreas de desenvolvimento cultural e artístico priorizando a manutenção do elo histórico que une a nação portuguesa e os povos da Costa do Descobrimento.
Nossa equipe conversou com o Secretário Herculano Assis que se mostrou muito animado com a proposta e recebeu em Belmonte o Sr. Laécio Silva, embaixador português. Herculano revelou que esse acordo é muito importante para o momento em que Belmonte planeja a realização de museus e memoriais. “Estamos buscando com essas estruturas tornar a nossa cidade um pólo do turismo cultural e histórico totalmente sustentável. Nossa cidade também se tornará uma referência para pesquisadores acadêmicos e Portugal se insere como um importante fator para essa ampliação histórica.” – Finalizou o Secretário.
Em contato por telefone, o Prefeito Janival Borges se mostrou muito satisfeito com o acordo de cooperação. O gestor revelou que as ações a serem realizadas irão buscar preparar Belmonte para a inserção no circuito turístico da Costa do Descobrimento. “O que estamos buscando é trazer para a nossa cidade turistas interessados nas riquezas culturais e históricas existentes em nossa amada terra. Essa cooperação é fundamental e se torna um dos alicerces do nosso plano de ação que tem como objetivo tornar Belmonte um irresistível atrativo para os turistas de alto poder aquisitivo que visitam a Costa do Descobrimento em busca de destinos diferenciados e de acúmulo de conhecimentos.” – Finalizou Janival.