Na madrugada do último dia 22/05 o povo belmontense lamentou a perda de um dos maiores nomes da educação na cidade. Estamos falando da Professora Lindinéa Souza Dias, que veio a falecer na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, vítima de um câncer agressivo.
A Professora lutava contra a doença desde 1992 quando a mesma foi iniciada por um câncer da mama. Durante todos esses anos Lindinéa veio lutando contra as metástases do mesmo câncer que atacaram o útero, o apêndice e, agora por último e fatal, no peritônio (membrana que envolve e dá sustentação a todos os órgãos localizados no abdômen). “Estávamos há dois meses em uma intensa luta para diagnosticar e combater mais essa manifestação da doença. Usamos todos os recursos possíveis, mas essa última metástase veio muito agressiva e, infelizmente, ceifou a vida de minha mãe” – Comentou Crisney Souza, filho da educadora.
Dona de um jeito carinhoso e calmo de tratar as pessoas a Professora Lindinéa iniciou atuando na educação ainda na adolescência, período em que dava aulas particulares em casa. Na fase adulta, a mesma foi morar no Rio de Janeiro onde trabalhou como vendedora, reencontrou o seu marido Cristiano Pereira Dias (Mestre Tiano), se apaixonaram, casaram e vieram morar em Belmonte.
De volta à terra natal, a Professora trabalhou em casa como costureira. Por volta dos 30 anos e com dois filhos pequenos Lindinéa se esforçou, terminou o ensino médio no antigo curso de magistério e passou a lecionar na Escola Pinóquio, que era particular. Logo após, a mesma ingressou na rede de ensino municipal e trabalhou na Fundação Educacional Pedro Calmon. Encerrada a sua carreira no município, Lindinéa prestou concurso público e ingressou na rede estadual de ensino inicialmente em Itabela, onde era muito admirada, e depois em Belmonte, no Complexo Escolar Polivalente, onde lecionou até a sua aposentadoria que foi publicada no início do mês de janeiro desse ano. A educadora era graduada em Pedagogia pela UNIFACS e em letras pela UESC.
Professora Lindinéa se foi e deixou 03 filhos, 02 netos, uma legião de alunos, professores e admiradores tristes com a ausência da sua alegria, da sua humildade e do seu grande exemplo de vida.