Foi sancionado pelo Prefeito Janival Borges o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Rogério Bahia, que institui o dia 06 de agosto como o Dia do Trabalhador Não Docente. A homenagem visa reconhecer os profissionais que dão apoio à educação nas escolas públicas municipais e que tem um papel importantíssimo na educação das crianças belmontenses pois a educação, segundo a ideia do legislador autor do projeto, não se faz apenas em sala de aula.
O vereador Rogério Bahia conversou com nossa equipe e revelou que nunca deixaria de reconhecer o trabalho desses educadores que prestam um trabalho de relevância nas escolas municipais. “Na função de Vereador, Sindicalista e Educador, faço meu papel de legislador de criar politicas públicas para garantir o respeito merecido desta categoria, muitas vezes discriminada, não pela competência e valor natural que eles já tem, mas pela ignorância de alguns que não entendem a verdadeira essência do Educador.” – Comentou Rogério.
Nossa reportagem também conversou com o Coordenador Licenciado da APLB, Rodrigo Martins, que reconhecidamente sempre atuou especificamente junto a estes trabalhadores em Belmonte e região. O mesmo relatou que não se pode falar em valorização sem reconhecimento da identidade necessária para a construção de políticas públicas para uma categoria ou grupo social. “Projetos como este do vereador Rogério são de grande valia para educação, pois não podemos discutir educação ou papel do educador numa visão simplista dentro de um contexto de discriminação que sofrem estes trabalhadores, mesmo que de maneira velada ou mecânica, aonde são impostas barreiras para a valorização em seu sentido amplo. Parabéns ao vereador que vem desempenhando um bom trabalho em uma época que as pessoas desacreditam de ações politicas, porém não deixa de fazer política. Atitude como estás vem desmistificando este pensamento do papel do legislador.” – Finalizou Rogério.