data Categoria: |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Associação Zumbi dos Palmares faz grande evento para comemorar o dia da Conciência Negra.

O dia da Conciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro,  foi marcado em Belmonte por um grande evento realizado pela Associação Zumbi dos Palmares sob o comando do Contra-mestre de capoeira Badaro juntamente com os professores Clodor e Lúcio. Neste dia a associação também comemorou a morte de Zumbi dos Palmares, mestre de capoeira que lutou contra a escravidão no Brasil e foi morto em 1965,  na mesma data do evento.

O evento começou com um grande encontro de capoeirista da cidade para marcar a importância da capoeira, cultura afro-brasileira que nasceu aqui no Brasil.  O encontro foi marcado por um grande discurso do Contra-mestre  Badaró que falou do dia da consciência negra e Zumbi dos Palmares, o único negro e escravo da época que falava vários idiomas e morreu lutando pela liberdade do povo negro. Logo após  aconteceu um grande rodão de capoeira na sede da Associação que contou com a participação de um grande número de capoeristas que vieram participar do evento.

Em seguida os capoeristas sairam  em cortejo até o cruzamento da Av. 23 de maio com a Av. Riomar.O cortejo contou com um grande número de pessoas, entre ela, monitores, professores, contra-mestres e convidados, além da comunidade que foi para as ruas prestigiar o evento.

No final o contra-mestre Badaró agradeceu a todos os presentes, inclusive aos capoeira que compareceram nesta roda de confraternização, e a toda comunidades presente que a cada dia vem apoiando o trabalho que a entidade desenvolve no município de Belmonte.

Diga não as drogas!pratique capoeira.