Esse treinamento tem como objetivo capacitar mão de obra especializada em realizar inseminação artificial em bovinos, promovendo melhorias de caráter genético no rebanho de nossa região, assim como, desenvolver o agronegócio no campo da pecuária para os produtores belmontenses e da região. As aulas começaram segunda-feira (27), na Estação Ceplac, em Itabela, e prosseguem até esta sexta-feira, dia 01/12. O curso é ministrado pelo médico veterinário Guilherme Onofre, que há mais de 20 anos é instrutor do Senar.
O curso é oferecido por meio de uma parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Belmonte, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Prefeitura municipal de Belmonte através da Secretaria de Agricultura, Estação de Zootecnia da Bahia (CEPLAC) e ADAB. Francisco Lopes, secretário de agricultura, ressalta a importância dos pecuaristas investirem mais em tecnologia. “A região Do Extremo Sul da Bahia, por exemplo, necessita de mais treinamentos e de pessoas dispostas a utilizar a técnica de inseminação artificial em bovinos, além de coisas até mais simples, como uma análise de solo para conhecer e resolver os problemas nutricionais das pastagens. Para tanto, a Secretaria de Agricultura de Belmonte agradece esse apoio enorme do SENAR, por meio do Sindicato Rural de Itabela e do colega Secretário de Agricultura Edgar Goulart, além do apoio costumeiro da ADAB e CEPLAC”.
A Inseminação Artificial apresenta vários benefícios, entre eles: melhor controle das doenças, aumento da produção de leite, da produção de carne e antecipação das vendas. “Nosso objetivo é profissionalizar o homem do campo e incentivá-lo a acompanhar cada vez mais as tendências tecnológicas.” – Finalizou Lucas Coelho, servidor da ADAB.