As 417 Prefeituras Baianas irão receber um reforço financeiro de R$ 186 Milhões de Reais que entrarão nas contas municipais no próximo dia 15/12. Esse montante é fruto da Ajuda Financeira concedida pelo Governo Federal aos municípios de todo o Brasil. A ajuda foi fruto de um acordo firmado durante um movimento realizado por prefeitos em Brasília na última quarta-feira (22/11).
Desse montante, a Prefeitura Municipal de Belmonte receberá pouco mais de R$ 420 Mil Reais. Segundo fontes ligadas à Secretaria de Finanças da cidade, o valor será usado prioritariamente para o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários e para saldar dívidas com alguns fornecedores. A ajuda veio em boa hora, já que, o Prefeito Janival Borges já tinha informado que estava tendo dificuldades para honrar o pagamento devidos aos funcionários do mês de dezembro. O gestor demitiu nesse mês de novembro 231 funcionários contratados e já está em estudos a rescisão de alguns contratos de serviços e fornecimento. Também está em curso na Prefeitura de Belmonte medidas para reduzir os custos operacionais. O objetivo do Prefeito belmontense é entrar em 2018 com o caixa sob controle e permanecer com o controle de gastos no decorrer do ano.
Retroativo dos professores.
Por enquanto não se tem notícias do retroativo do Piso Salarial devido aos professores da rede municipal. Representantes da categoria informaram que ainda não receberam nenhuma previsão de pagamento do gestor belmontense. A APLB-Belmonte já avisou que os educadores só iniciarão o ano letivo depois que a Prefeitura depositar os pagamentos.