data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Força das ondas assusta moradores e causa prejuízos em Belmonte.

A fúria das ondas contra a Praia do Mar Moreno foi a grande atração da tarde dessa quinta-feira (24/08) em Belmonte. As águas, que ficaram revoltas com o vento forte, mais uma vez golpearam as areias e piorou ainda mais o processo de erosão que vem acontecendo há alguns meses.

avanco_mar00001

A rua mais próxima do mar praticamente já desapareceu e as águas agora ameaçam a Barraca Skina do Guaiamum. Em uma situação bem pior está a Barraca Mar Azul onde as ondas já levaram a parte da frente e agora avançam contra o resto da edificação. O avanço das águas também comprometeu o fornecimento de água das moradias da Praia do Mar Moreno. A força das ondas destruiu a estrutura da EMBASA e a empresa teve que interromper o fornecimento de água da cidade durante todo o dia dessa quarta-feira (23/08) para implementar uma operação de emergência e mudar de lugar toda a tubulação que atende a localidade.

Vários estudos estão sendo feitos para determinar a causa do avanço do mar contra a orla belmontense. Alguns pesquisadores e ambientalistas dizem que o fenômeno está sendo causado pela Hidrelétrica de Itapebi que reduziu a força do Rio Jequitinhonha e impediu que as águas do mesmo empurrasse as correntes marítimas e depositasse sedimentos na praia. Outras pesquisas apontam o porto da empresa Veracel como o responsável por mudar o curso normal das correntes marítimas fazendo com que as águas avancem contra a Praia do Mar Moreno.

Os barraqueiros e moradores agora esperam e torcem que as águas se acalmem nos próximos dias e recuem sem causar mais estragos. Enquanto isso não acontece, um grande número de pessoas tem comparecido à Praia do Mar Moreno para observar a força do mar e o espetáculo promovido pelas fortes ondas.