Na tarde dessa sexta-feira (30/06) o Presidente da Câmara de Vereadores Aelson Matos (Calango), o Vice-presidente Alfredo Aberceb e o Vereador e representante da APLB Rogério Bahia se reuniram com o Prefeito Janival Borges no intuito de por um fim no embate travado entre os professores e a gestão municipal. Durante a reunião foi exposto pelo Presidente e Vice-presidente da Câmara as consequências negativas que a greve dos professores estava causando para a população. O Vereador Rogério Bahia aproveitou a oportunidade para deixar claro que a intenção da APLB era negociar, que sabia dos problemas que a greve estava causando e que todos desejavam chegar a uma solução amigável e por um fim ao problema.
Depois de intensas conversas entre o Prefeito Janival Borges e os edis, foi desenhado um acordo considerado aceitável pelas duas partes. O gestor belmontense revelou que não está enfrentando uma condição favorável com relação às finanças municipais, mas que, o mais importante eram os jovens belmontenses e a população que estavam sofrendo com os problemas da greve.
Ao final da reunião foi assinado um acordo entre as partes e as informações deverão ser apresentadas em uma próxima assembleia com a categoria. Os vereadores e o Prefeito Janival Borges acreditam que os professores deverão voltar ao trabalho na próxima semana e que as coisas deverão voltar à normalidade nos próximos dias. O Presidente Aelson Matos (Calango) também colocou que o acordo assinado será apresentado aos outros vereadores e que espera que essa grande crise que assolou Belmonte finalmente tenha um final e os alunos retornem às aulas.