São drogas fabricadas para subistituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos, reduzir a gordura do corpo, melhorar o desempenho nos esportes e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como:pelos, barba, voz grossa etc.
São usados como medicamentos para o tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficiente de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton, Deca-Durabolin, Androxon.
São utilizados na forma de comprimidos, cápsulas ou injecções intramusculares.
Os principais usuários destes medicamentos são os atletas e não atletas masculinos, com um crescente número de mulheres.
O uso inadequado dessas drogas pelos homens pode causar: redução da produção de esperma, impotência, infecção urinária, calvíce dentre outros. Nas mulheres podem aparecer: sinais masculinos, como o engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, dentre outros. Em geral os anabolizantes podem provocar o aparecimento de câncer, distúrbios de coagulação, hipertensão arterial e o compartilhamento de seringas para medicamentos injetáveis, aumenta o risco para as hepatites B e C e ainda o HIV. Por serem drogas psicoativas, podem gerar euforia, irritabilidade e agressividade. Os usuários podem desenvolver com o tempo a dependência a essas drogas e levando em consideração para aqueles que utilizam por muito tempo e uma dosagem muito elevada, podem ter grande difculdade em abandonar sua utilização.
A venda ilegal está prevista com pena no código penal nos artigos 278 e 282.