data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito Janival Borges e professores se reúnem para discutir situação de salários atrasados.

Professores da rede municipal de ensino de Belmonte se reuniram nessa terça-feira (31/01) com o prefeito Janival Borges no intuito de buscar explicações sobre a situação dos pagamentos não quitados pela gestão anterior. Antes de acontecer a reunião com o gestor os professores fizeram uma concentração na sede da APLB-Belmonte onde os ânimos se acirraram, já que, existia uma ala mais exaltada que queria fazer uma manifestação na frente da sede da Prefeitura. A proposta foi rejeitada pela diretoria do sindicato e de grande parte dos professores, já que, o Prefeito ainda seria ouvido em uma reunião que aconteceria às 16:00Hrs e o que existia até o momento eram meras especulações.

reuniaoprofessores00005

Os professores então compareceram à reunião, que foi antecipada para às 14:00Hrs a pedido da categoria, onde o prefeito Janival Borges comentou que estava chateado com as postagens na internet e nas redes sociais, mas sabia que tudo não passava de ações de gente covarde tentando tirar proveito político da situação. O mesmo ressaltou o seu respeito pelo funcionalismo, mas que exigia o mesmo respeito vindo dos funcionários. “Eu tenho respeito por todos, mas também exijo respeito. Os pagamentos não foram feitos até a presente data porque estávamos tomando as medidas necessárias para garantir o direito de vocês e não criar problemas para a administração atual. O que tiver além disso são puras especulações.” – Comentou o gestor.

reuniaoprofessores00010

Janival ainda destacou que encontrou vários problemas no município quando assumiu. Ele revelou que todos os prédios da educação estão em situação precária e que existem várias dívidas a serem quitadas pelo município que não estavam na programação. “Eu sofri um desconto de quase R$ 400.000,00 na primeira parcela de recursos da minha gestão referentes ao INSS de novembro, dezembro e do terço de férias da gestão anterior. Também foi descontado R$ 139.000,00 em contas de energia da COELBA e todos esses descontos aconteceram em um momento que não tinhamos ainda acesso às contas da Prefeitura. Existiam os recursos, mas não sabíamos os valores.” – Comentou Janival.

reuniaoprofessores00008

O Sr. Alexandre Heater, Secretário Municipal de Finanças, pediu a palavra e reafirmou a relação de transparência com o funcionalismo. O mesmo ainda explicou que no dia 30/12 chegou às contas da prefeitura as Verbas da Repatriação, mas que a administração anterior não teve tempo hábil para efetivar os pagamentos. “Nós analisamos os dados deixados pela gestão anterior e percebemos algumas inconsistências nos documentos e no sistema e tivemos que fazer as correções necessárias. Também tivemos problemas com a migração de sistema e ainda com as senhas de acesso às contas bancárias. Não podíamos fazer as coisas de forma apressada. Tínhamos que saber aonde estávamos pisando. Ainda estamos analisando tudo.” – Comentou o Secretário.

reuniaoprofessores00007

O Prefeito Janival Borges encerrou a reunião anunciando que os funcionários iriam receber todos os valores devidos juntamente com o salário de janeiro e o terço de férias nessa quarta-feira (01/02). “Eu vou fazer em dois anos o que não fizeram em doze. Eu vou administrar a nossa cidade com dignidade visando sempre o bem estar de todos os belmontenses. Enfrentaremos todos os problemas e não correremos da nossa responsabilidade.” – Finalizou Janival.