Os primeiros minutos de 2017 foram marcados por muita emoção. Estamos falando da posse dos vereadores e prefeito de Belmonte que aconteceu nos primeiros minutos de 2017.
O início da cerimônia foi marcado pela posse dos 11 vereadores eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral. Dudu, Armando, Keke, Idinho, Alfredo, Daco, Calango, Rogério Bahia, Nalva, Jorge Passos e Beto do Sindicato assumiram os seus devidos cargos concedidos pelo voto do povo e deram início à eleição da Mesa Diretora que gerenciará o poder legislativo municipal no biênio 2017/2018. A chapa única encabeçada por Aelson Matos (Calango) como presidente obteve votação unânime. Junto com Calango, a vice-presidência foi ocupada por Alfredo Abecerb, Clenilson Souza Santos(keke) ficou com o cargo de primeiro secretário e para segundo secretário o vereador Hildemburg Paixão(Idinho).
Na sequência o Vereador Calango, Presidente da Câmara, convidou o Pastor Nivaldo para fazer uma oração entregando aos cuidados de Deus a nova gestão do Poder Legislativo de Belmonte e logo após os presentes também puderam ouvir as reflexões do Frei Humberto Daniel Bomfim que abençoou a casa jogando água benta acompanhada também de orações.
Logo depois chegou a hora da posse de Jânio Natal, Prefeito Eleito de Belmonte, onde foi apresentada uma carta de renúncia ao cargo redigida pelo mesmo. Em seguida, Jânio Natal compareceu ao momento da cerimônia para dizer que estava ali de cabeça erguida e que a sua decisão busca o melhor para Belmonte, já que, a cidade terá um representante na Assembleia Legislativa para lutar por seus anseios. “Eu acredito que Janival desempenhará com maestria o gerenciamento da cidade enquanto eu estarei em Salvador buscando recursos para a comunidade belmontense.” Jânio ainda comentou que a sua decisão não fere a confiança dos seus eleitores, já que, Janival já havia sido referendado pelas urnas na época em que disputou as eleições como candidato a prefeito e conseguiu praticamente o mesmo número de votos que o levou à vitória nas eleições 2016. O Deputado finalizou dizendo que era grato ao povo belmontense que o conduziu pela terceira vez ao comando da cidade e assegurou que honrará essa confiança trabalhando com Janival para trazer melhorias e desenvolvimento para a comunidade belmontense.
Na sequência, o Presidente Aelson Matos deu continuidade anunciando que Janival Andrade era o novo Prefeito de Belmonte. Janival foi recebido com abraços pelos integrantes da mesa do cerimonial e revelou gratidão a todos que lutaram no processo de campanha e confiaram em seu projeto de governo. “Agradeço ao deputado Jânio Natal, meu grande irmão e amigo, arquiteto da minha eleição, minha profunda gratidão pela confiança em mim depositada.” Em seu discurso Janival revelou que seu governo terá como base a busca permanente por consenso e parcerias. O mesmo comentou que enfatizará a harmonia com os governos estadual e federal na busca de recursos para Belmonte. Janival também abordou os tempos difíceis que o país e o município estão passando e pediu apoio à sociedade e aos servidores municipais. “Nós estamos passando por tempos de dificuldades financeiras, mas eu peço o engajamento e o compromisso dos servidores municipais para que apresentem um ótimo serviço para o povo belmontense. Também estou à disposição da população para que trabalhemos juntos no intuito de alcançarmos o grau de excelência na administração municipal.” – Finalizou Janival Andrade já empossado como novo Prefeito de Belmonte.
Após ser finalizada a cerimônia, o Prefeito Janival Andrade proporcionou em sua residência um coquetel onde recebeu lideranças políticas e pessoas da comunidade.