data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Fórum discute o protagonismo juvenil em comunidades do Sul da Bahia.

O 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia foi realizado na última quinta-feira (15) no SENAC de Porto Seguro.  A ação, de iniciativa do Instituto Mãe Terra e da Veracel Celulose em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), contou com a participação de mais de 150 jovens de 64 comunidades rurais e costeiras dos dez municípios da área de atuação da Veracel.

forum_juvenil00003

“Nosso objetivo é discutir o protagonismo social juvenil no território. Estes jovens estão exercitando o priorizar o outro, estão abraçando uma oportunidade e estão em busca da mudança. Eles querem ser sujeitos protagonistas em suas comunidades”, explica Flaelma Almeida da Silva, coordenadora pedagógica do Instituto Mãe Terra.

forum_juvenil00001

Os jovens apresentaram projetos sustentáveis para suas comunidades, com possibilidade de serem replicados em outras localidades. Cada projeto foi elaborado dentro de eixos temáticos prioritários para o desenvolvimento do território: Cultura e Identidade; Educação e Cidadania; Geração de Renda e Emprego; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida; e Esporte, Lazer e Entretenimento. “O jovem é capaz de pensar, reformar e propor projetos de mudanças”, sintetiza o jovem Rafael Silva Oliveira, da comunidade Colônia, em Eunápolis.

 

Para um dos agentes de desenvolvimento comunitário e participante do Fórum, Erlizan Rodrigues de Oliveira, o evento demonstrou uma mudança no censo crítico de percepção e mobilização para sanar dificuldades. “Perdi o sentimento de comodismo, não sou mais como antes”, afirmou o agente da comunidade Frutos da Terra de Porto Seguro.

forum_juvenil00001

O diretor presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, também esteve presente no evento e destacou a importância de projetos de mobilização social para a transformação do território. “Para enfrentar os desafios é necessário querer, decidir e estar disposto; a mobilização de jovens torna a esperança de mudança ainda maior. Acredito no potencial de vocês e na capacidade de cada um dos projetos apresentados aqui. Vamos juntos – comunidades, ONGs, empresas e a universidade – atuar neste processo de transformação do nosso território”, enfatizou Alipio no discurso de encerramento do evento.

Desenvolvendo o protagonismo social juvenil

O protagonismo social juvenil e o empoderamento comunitário são alguns dos resultados da estratégia de formação e qualificação de jovens agentes de desenvolvimento comunitário.  Essa estratégia é fruto da parceria entre o Instituto Mãe Terra e a empresa Veracel Celulose e tem sido realizada em comunidades dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Canavieiras.

forum_juvenil00005

Durante a formação, os jovens são capacitados para entender melhor as condições e necessidades de onde vivem, apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos e ações de mobilização que beneficiem suas comunidades. “Primeiro, se desenvolvem os sujeitos, depois se organiza a comunidade para que ela, com suas próprias pernas, consiga entender as demandas sociais coletivas, identifique as oportunidades para o desenvolvimento local e, consequentemente, do território”, destaca Flaelma Almeida.

forum_juvenil00004

“Esses jovens estão assumindo o seu papel como seres históricos, sociais e políticos para alcançar, não somente a cidadania, mas uma melhor qualidade de vida para si, suas famílias e para toda a comunidade e região”, conclui Altemar Felberg, diretor executivo do Instituto Mãe Terra.

Fonte: ASCOM/Veracel