Com a aproximação da diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos em Belmonte, que está marcada para o próximo dia 16/12, às 16 horas, no Fórum local, o clima político da cidade vem esquentando. Agora, os ataques e manobras recaem sobre o Deputado Estadual e Prefeito eleito Jânio Natal e seu irmão Janival que estão sendo acusados pela oposição de enganar o povo por causa de uma suposta renúncia de Jânio ao cargo de prefeito da cidade.
Diante disso, a oposição tentando inflamar a população, espalhou faixas pela cidade tratando sobre o fato. Outro também que se manifestou a órgãos da imprensa foi o ex-prefeito e candidato derrotado Iêdo Elias. Ele comentou que espera o desenrolar dos fatos para poder entrar na justiça. “O que aconteceu foi uma falta de compromisso com a população de Belmonte. Essa situação ludibriou o eleitor, até porque o irmão dele já foi derrotado outras duas vezes na cidade. O ex gestor acrescentou que já é tradição Jânio Natal renunciar seus mandatos de prefeito, no município. “Por duas outras vezes que ele foi prefeito, renunciou. Na campanha, nos meus discursos, falei dessa possibilidade de renúncia, mesmo assim, os eleitores resolveram votar nele. A marca dele em Belmonte é sempre de renúncia”, avaliou o ex-prefeito e candidato derrotado, em entrevista a um site da região.
O quadro acima com dados das eleições passadas mostra uma fraqueza nos argumentos da oposição e que a mesma está com a popular “dor de cotovelo” de perdedor. Os números revelam que os eleitores que deram a vitória ao Deputado Jânio Natal são “Janistas”, independente do candidato a encabeçar a chapa. O quadro mostra que em 2008 Janival enfrentou sozinho um candidato com o poder da Prefeitura na mão e conseguiu 4.928 votos. Em 2012 Janival enfrentou a atual prefeita Alice Britto, apoiada pelo então prefeito Iêdo Elias, e, ainda, o nome forte do empresário Bebeto Gama e conseguiu 4.743 votos, 185 a menos, o que não é uma variação muito considerável. Agora, em 2016, Jânio Natal enfrentou o ex-prefeito Iêdo Elias e sua oposição ferrenha conseguindo o resultado de 4.896 votos, sem contar que o Deputado ainda enfrentou a Prefeita Alice Britto que estava em busca da reeleição. “O que mudou foi a composição dos adversários. Os nossos votos continuam os mesmos. A nossa vitória seria certa porque o nome de Jânio Natal pesa na política em Belmonte, sendo ele candidato ou não” – Comentou um dos coordenadores da campanha de Jânio.
Outra conversa dos bastidores políticos é que as misteriosas faixas que apareceram em Belmonte não vieram da população, e sim, do primeiro suplente de Jânio na coligação da disputa para deputado estadual, Uziel Bueno, que, segundo informações, está desesperado com a hipótese de Jânio renunciar. Pessoas do grupo político Janista comentaram que se ele conhecesse Jânio saberia que o deputado odeia chantagem e com ele nada na pressão se resolve. Os grupo ainda acusa o suplente de estar forçando a barra para conseguir que Jânio Natal assuma a Prefeitura e deixe a vaga de Deputado pra ele. Correligionários do Deputado ainda acusam o ex-prefeito Iêdo Elias de estar revoltado com a derrota, e querer ganhar no “Tapetão”. “Qualquer decisão a ser tomada por Jânio nós acataremos, porque confiamos nele e, além de tudo, nas suas decisões políticas Belmonte sempre está em primeiro lugar. Pensando friamente na questão, você sabia que pra Belmonte é muito melhor ter um prefeito e um deputado, filhos da terra, em vez de apenas um prefeito?!!!”. Desabafam alguns “Janistas”.
Nossa equipe entrou em contato com o Deputado Jânio Natal para comentar os fatos e o mesmo informou que prefere se manifestar em momento oportuno. Apenas se reservou a falar que tomará a atitude que for melhor para Belmonte. O vice-prefeito eleito, Janival Andrade, também, não quis comentar sobre o assunto. Garantiu, apenas, que, se for incumbido na tarefa de gestor do município saberá honrar o cargo com muita dignidade, trabalho, seriedade e mostrará como se administra uma cidade para o povo.