data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Decisão do TRE reconduz Beto do Sindicato à Câmara de Vereadores de Belmonte.
Beto do Sindicato publica foto agradecendo ao Deputado Jurandy Oliveira.

Beto do Sindicato publica foto agradecendo ao Deputado Jurandy Oliveira.

Uma decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde dessa quinta-feira (24/11) deu provimento ao pedido de validade da candidatura de José Roberto Jesus de Souza (Beto do Sindicato) tornando-o vereador da cidade de Belmonte.

A candidatura de Beto tinha sido invalidada pela Justiça Eleitoral de Belmonte devido a uma confusão onde o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) acabou aparecendo na coligação de partidos que apoiava o prefeito eleito Jânio Natal e na coligação adversária comandada pelo candidato derrotado Iêdo Elias. Depois de diversas discussões e brigas o caso acabou indo parar  na justiça eleitoral que tomou a decisão de invalidar a coligação do partido feita para apoiar o candidato Iêdo Elias. A justiça entendeu que a antiga diretoria, que decidiu apoiar a coligação adversária, já tinha sido destituída e suas decisões não eram mais válidas.  A nova diretoria não reconheceu a ida para a oposição e preferiu continuar com a coligação do Deputado Jânio Natal. A mesma também não aceitou a candidatura de Beto do Sindicato que já tinha declarado apoio a Iêdo Elias. Com a situação, Beto teve os seus 210 votos anulados pela Justiça Eleitoral e em seu lugar acabou assumindo a candidata Thiara Melgaço.

A briga então foi parar no TRE onde a decisão de validar a candidatura de Beto do Sindicato foi tomada depois de uma audiência onde as partes, com a ajuda do Deputado Jurandy Oliveira, resolveram dar um fim à discussão. Essa nova realidade acabou inviabilizando a permanência de Thiara Melgaço em uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Belmonte.

A decisão também acabou enfraquecendo ainda mais o poder político da oposição comandada pelo candidato derrotado Iêdo Elias, já que, sem Thiara Melgaço, o mesmo ficará apenas com o vereador Alfredo Aberceb. A futura gestão, por outro lado, ganhou mais um vereador para a sua base de apoio, já que, Beto tem sido visto em eventos realizados por Jânio Natal e vem conversando com o mesmo demonstrando que as diferenças do passado já foram sanadas.

Pessoas ligadas à Thiara Melgaço comentaram nas redes sociais que a mesma deverá recorrer da decisão, mas especialistas em direito eleitoral consultados por nossa equipe informaram que não acreditam que Thiara conseguirá reverter a decisão, já que, a mesma conseguiu uma vaga em consequência de uma disputa que ainda não tinha sido solucionada e o seu direito era condicionado ao resultado que acabou no favorecimento de Beto do Sindicato.