Uma decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde dessa quinta-feira (24/11) deu provimento ao pedido de validade da candidatura de José Roberto Jesus de Souza (Beto do Sindicato) tornando-o vereador da cidade de Belmonte.
A candidatura de Beto tinha sido invalidada pela Justiça Eleitoral de Belmonte devido a uma confusão onde o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) acabou aparecendo na coligação de partidos que apoiava o prefeito eleito Jânio Natal e na coligação adversária comandada pelo candidato derrotado Iêdo Elias. Depois de diversas discussões e brigas o caso acabou indo parar na justiça eleitoral que tomou a decisão de invalidar a coligação do partido feita para apoiar o candidato Iêdo Elias. A justiça entendeu que a antiga diretoria, que decidiu apoiar a coligação adversária, já tinha sido destituída e suas decisões não eram mais válidas. A nova diretoria não reconheceu a ida para a oposição e preferiu continuar com a coligação do Deputado Jânio Natal. A mesma também não aceitou a candidatura de Beto do Sindicato que já tinha declarado apoio a Iêdo Elias. Com a situação, Beto teve os seus 210 votos anulados pela Justiça Eleitoral e em seu lugar acabou assumindo a candidata Thiara Melgaço.
A briga então foi parar no TRE onde a decisão de validar a candidatura de Beto do Sindicato foi tomada depois de uma audiência onde as partes, com a ajuda do Deputado Jurandy Oliveira, resolveram dar um fim à discussão. Essa nova realidade acabou inviabilizando a permanência de Thiara Melgaço em uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Belmonte.
A decisão também acabou enfraquecendo ainda mais o poder político da oposição comandada pelo candidato derrotado Iêdo Elias, já que, sem Thiara Melgaço, o mesmo ficará apenas com o vereador Alfredo Aberceb. A futura gestão, por outro lado, ganhou mais um vereador para a sua base de apoio, já que, Beto tem sido visto em eventos realizados por Jânio Natal e vem conversando com o mesmo demonstrando que as diferenças do passado já foram sanadas.
Pessoas ligadas à Thiara Melgaço comentaram nas redes sociais que a mesma deverá recorrer da decisão, mas especialistas em direito eleitoral consultados por nossa equipe informaram que não acreditam que Thiara conseguirá reverter a decisão, já que, a mesma conseguiu uma vaga em consequência de uma disputa que ainda não tinha sido solucionada e o seu direito era condicionado ao resultado que acabou no favorecimento de Beto do Sindicato.