O atual coordenador nacional do Centro Tamar/ICMBio, o oceanógrafo João Carlos Thomé, realizou nesse fim de semana uma visita técnica em Belmonte-BA. A parceria entre o PAT Ecosmar e o Projeto TAMAR começou 18 anos atrás, quando em 1998 foi assinado o “Protocolo para a Proteção das Tartarugas Marinhas.” O chefe do Centro TAMAR/ICMBio visitou a base do PAT ECOSMAR e participou do monitoramento de quadriciclo ao longo de 30km de praias, junto com a técnica da ONG, a veterinária Juliede Nonato Neves.
As saídas do PAT ECOSMAR em Belmonte são diárias e tem como objetivo o monitoramento das ocorrências reprodutivas (ninhos) e não reprodutivas (encalhes) de tartarugas marinhas. Durante a saída de campo foram registrados 06 ninhos de tartarugas marinhas, todos escavados pelas matrizes na noite anterior: ao longo desses anos o PAT ECOSMAR já registrou em Belmonte desovas de todas as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
A maior ameaça aos ninhos dos quelônios marinhos em Belmonte é representada pela predação por cães por isso a ONG PAT ECOSMAR pede que os donos não deixem os animais soltos nas praias no período da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que vai de setembro até abril.