data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Queda nos repasses geram reclamações dos prefeitos em todo o país.

Prefeitos que não faziam nada, agora contam com mais uma desculpa para enganar o eleitor. Estamos falando da redução de até 30% nos repasses às prefeituras devido à queda nas taxas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), uma das armas usadas pelo governo federal para manter a economia aquecida.

Os prefeitos reclamam que o governo federal está conseguindo o seu objetivo, só que quem está pagando a conta são os próprios consumidores “beneficiados” pela medida.

O efeito cascata das consequência da falta de grana atinge servidores, fornecedores e a economia das cidades. Segundo os prefeitos, obras ficam paradas, os serviços essenciais começam a falhar, os atrasos nos pagamentos se tornam rotina. Ninguém faz milagre.

O MOTIVO 
Por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), muitos brasileiros conseguiram comprar eletrodomésticos e até carro mais barato.

Mas quem acabou pagando a conta por essa renúncia fiscal foram os municípios. Ao reduzir o imposto – um dos principais componentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) -, o governo federal arrecadou menos, diminuiu os repasses e faltou dinheiro para as prefeituras.

A única saída para os prefeitos sérios agora é arrumarem as contas e melhorarem a gestão de recursos, para evitar disperdícios.  A boa notícia é que, a queda dos recursos trará dificuldades para alguns prefeitos que usam os recursos da prefeitura para se promoverem políticamente ou promoverem os candidatos apoiados pelos mesmos.