Mais uma vez vemos que Belmonte não evoluiu nada em questão de democracia, pois esta semana chegou uma noticia em nossa redação de um fato muito triste. Estamos falando da denuncia anônima feita na DIREC 08, acusando professores do Complexo Escolar Polivalente de Belmonte de estarem fazendo politicagem para influir na decisão de voto dos alunos a favor do candidato a prefeito Janival Andrade. Tudo isso só porque os alunos foram convidados pelo candidato a conhecer sua propriedade na zona rural da cidade e o projeto que o mesmo defende que é a cultura da pupunha.
Tudo começou durante uma entrevista com todos os candidatos a prefeito, organizada pelos professores da escola para que os jovens conhecessem mais os candidatos e soubessem das suas propostas para o futuro da cidade. No dia do candidato Janival Andrade os alunos questionaram que o mesmo não morava na cidade e fizeram diversas perguntas sobre a viabilidade do seu projeto. O candidato disse que morava sim na zona rural e convidou os alunos para conhecer a sua residência e mostrar a cultura que tanto defendia. Janival então,dias depois, entrou em contato com a direção do colégio e conseguiu o transporte para que todos conhecessem sua propriedade. Chegando lá foi feita uma palestra sobre o projeto e os alunos andaram pela propriedade para conhecer. Logo após foi oferecido um almoço e todos vieram em segurança para casa. Segundo os professores e alunos que participaram do passeio entrevistados pela nossa reportagem, não houve nenhuma politicagem no fato e tudo ocorreu normalmente. Os alunos ainda disseram que se fossem convidados por outros candidatos para conhecerem os seus projetos e os seus feitos também iriam sem problemas.
Mas infelizmente a ditadura belmontense pensa diferente. Testemunhas, que não quiseram se identificar com medo de represálias, disseram que partidários do grupo do atual prefeito de Belmonte seguiram o veículo que levava os alunos até a propriedade tirando fotos e tentando intimidar quem participou da visita e nesta semana, alguns professores que estavam no passeio foram denunciados anonimamente na DIREC 08 porque estariam fazendo política, mostrando uma clara tentativa de intimidação aos professores e aos alunos.
Aí nos vem a pergunta: Se fosse uma denúncia séria, porque o motivo de ser feita anonimamente? Porque não denunciaram o fato de que alguns professores da citada escola, também correligionários do atual prefeito, estavam formulando e passando perguntas tendenciosas aos alunos para tentarem embaraçar os candidatos Janival Andrade e Bebeto Gama?
Os professores denunciados, que não quiseram também se identificar, disseram à nossa reportagem que defendem a democracia e que nunca disseram para os alunos que votassem no candidato A ou B. “Nós queremos que os alunos votem com consciência e todos os candidatos tiveram o espaço aberto para se pronunciarem, ficamos muito triste com a situação pensamos que Belmonte estava mais evoluído, mas vi que nos enganamos.” Comentou um dos professores abordados pela nossa reportagem.
Não é a primeira vez que fatos como esse acontecem em Belmonte. Temos como exemplo o da nossa própria equipe que é boicotada todos os anos em eventos promovidos pela atual gestão, onde se é proibido enfaticamente a divulgação do site pelas atrações que animam as festas em nossa cidade, principalmente no carnaval. Fora as inúmeras tentativas de intimidações e de até fechamento do site cometidas por seguidores do atual prefeito. Tudo porque escolhemos não bajular, mas mostrar tudo o que vem acontecendo em Belmonte de bom ou de ruim.
Terminamos essa reportagem repudiando tais ações e nos colocando a disposição da direção e dos professores denunciados, dizendo que somos solidários a eles e que estamos juntos na luta pela democracia.
Não importando quem ganhe essas eleições, precisamos fazer o próximo governo entender que não podemos e não queremos viver mais em ditaduras, queremos desenvolvimento, queremos uma vida melhor para todos e não para uns poucos privilegiados e só conseguiremos isso se o povo estiver unido e cobrar ao invés de ficar vendendo o seu voto por bagatela.