A Justica Eleitoral de Belmonte por meio da Juíza Andréia Gomes Fernandes, decidiu nesta segunda-feira (12/09) pela impugnação da candidatura de Albervan Nunes para o cargo de vice-prefeito da Coligação ‘Construindo o Presente para Realizar o Futuro’, que apoia a candidatura à reeleição de Alice Britto, atual gestora do município. A decisão veio por meio do parecer favorável do Promotor Eleitoral Wallace Carvalho Mesquita de Barros.
A Ação de Impugnação, que foi movida pela Coligação ‘Juntos Por uma Belmonte que Queremos’, acusou Albervan de estar exercendo influência sobre a Secretaria Municipal de Ação Social, mesmo depois de ter sido desligado do cargo de Secretário da Pasta. Segundo a ação, Albervan continuava participando de ações da secretaria e distribuia Tickets Alimentação. A ação ainda acusa Albervan de ter representado a Prefeita Alice Britto em eventos públicos e ainda estar frequentando assiduamente a sede da Secretaria de Ação Social.
Os autores da ação apresentaram como provas fotografias de Albervan feitas em Boca do Córrego onde o mesmo aparecia como parte integrante da equipe da Secretaria Municipal de Ação Social. Os mesmos ainda apresentaram Tickets refeição da Ação Social que teriam sido distribuídos pelo acusado. Por final, ainda constava nos autos fotos de Albervan Nunes recebendo a nova viatura do Conselho Tutelar da cidade representando a Prefeitura Municipal de Belmonte exercendo o papel de Secretário, segundo as acusações. Todas essas provas foram consideradas insuficientes pelo Ministério Público.
O que foi decisivo para a decisão de impugnação foi as provas testemunhais onde o Vereador Fábio Carvalho informou à justiça que via o acusado frequentemente na sede da Secretaria Municipal de Ação Social e que o mesmo teria entregue pessoalmente ao dono do restaurante os Tickets Refeição da Ação Social. O dono do Restaurante do Anderson, o Sr. Jorge, confirmou o fato relatado e reconheceu perante juízo os Tickets que teriam sido apresentados por Albervan.
A Promotoria, segundo o parecer, entendeu, por meio dos relatos, que Albervan tinha livre acesso às dependências da Secretaria até porque a sua sucessora foi sua secretária executiva na época. ” Nesta aproximação e mantendo uma relação de proximidade com a sua sucessora, foi o que propiciou ao impugnado acesso livre à antiga secretaria, inclusive com a aquisição de Tickets Refeição” – Comentou o parecer. Ainda consta nos autos o relato da testemunha Lívia que afirmou que algumas vezes entregou Tickets e vales refeição a Albervan.
O parecer ainda mencionou o depoimento do Sr. Uilian, Conselheiro Tutelar do município, para comprovar a atuação de Albervan Nunes na Secretaria de Ação Social. A testemunha afirmou em juízo que Albervan recebeu o carro na qualidade de representante da Prefeitura Municipal de Belmonte no dia 20 de maio desse ano. O parecer mostra que as fotos do recebimento da Viatura do Conselho Tutelar não são provas suficientes, mas, unidas aos depoimentos colhidos mostram a influência do acusado. “Atos de recebimento de carro, visitas familiar e distribuição de Tickets são atos de assistencialismo exercidos por quem tem controle da situação, cargo e função, não precisando estar nomeados para tais atos.” – Abordou o parecer.
Vários fogos foram ouvidos na cidade e até um início de tumulto aconteceu na porta da residência da Prefeita Alice Britto causada por pessoas ligadas ao grupo político do ex-prefeito Iêdo Elias. A Policia Militar foi acionada e conseguiu resolver a situação no local.
Correligionários da candidata Alice Brito esperam a escolha do novo vice. Nas redes sociais o Grupo da Candidata coloca que não esta vencido e que a situação deu mais fôlego para lutar pela vitória.