data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
RESEX Canavieiras lança campanha de Proteção ao Robalo na Colônia de Pescadores em Belmonte.

Aconteceu em Belmonte no último dia 19/03 o lançamento da Campanha ‘Robalo, Eu pesco, Eu amo, Eu cuido’ que está sendo implementada na Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras (RESEX). O evento aconteceu no Espaço Social da Colônia de Pescadores Z- 21 e reuniu cerca de 200 pessoas entre moradores, parceiros, voluntários, representantes políticos e lideranças locais. As comunidades baianas de Belmonte, da sede do município de Canavieiras, de Campinhos e de Puxim do Sul são o alvo da iniciativa que visa aumentar o estoque do robalo e restaurar a saúde do ecossistema costeiro-marinho. Isso será feito por meio do engajamento e da valorização dos pescadores desse peixe nobre que é uma valiosa fonte de renda para a comunidade local, ressaltando-se a importância econômica da espécie mais explorada na Resex.

robalo_00020

Uma iniciativa da ONG ambientalista Rare, a Campanha por Orgulho utiliza ferramentas de marketing social para impulsionar mudanças de comportamento que beneficiam a natureza e as pessoas. No âmbito nacional, as campanhas estão sendo implementadas por meio de uma aliança com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas (Confrem). Na Resex Canavieiras, são parceiros estratégicos a Associação Mãe dos Extrativistas de Canavieiras (Amex), as Colônias de Pescadores Z-20 e Z-21, a Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), responsável pelo monitoramento biológico das duas espécies-alvo da Campanha – robalo-flecha e robalo peva , que fornecerá os dados e informações necessários para embasar as ações da campanha.

robalo_00016

O evento começou pela manhã, com a chegada em Belmonte de uma caravana de canoas com pescadores vindos de várias comunidades da Resex de Canavieiras, recepcionados com fogos e festa. Uma mascote de robalo e um carro de som acompanharam o deslocamento do grupo até o local da cerimônia. A adesão dos pescadores impressionou a diretora de estratégia e desenvolvimento da Rare, Márcia Cota. “Fiquei admirada de ver a presença em peso dos pescadores de robalo. Alguns deles viajaram muitas horas para chegar até o outro extremo da reserva e, no trajeto de barco até a comunidade de Belmonte, pude sentir a quão desafiadora é a logística na área e o quão guerreiros eles são! ”, declarou.

robalo_00053

A cerimônia foi prestigiada pela prefeita de Belmonte, Alice Maria de Britto, que destacou a importância do pescador artesanal e do robalo para a economia da região. “Estou muito feliz de participar deste evento em prol da comunidade e da pesca local. Todos os projetos que visam beneficiar os moradores de Belmonte são muito bem-vindos; o mesmo não ocorre com iniciativas cujas atividades são incompatíveis com a Resex, podendo trazer impacto negativo para a pesca artesanal”, pontuou. Evaldo Oliveira e Antônio de Aquino, respectivamente os presidentes das Colônias de Pescadores Z-20 e Z-21, entidades-chave para o sucesso no engajamento da classe, também compareceram ao evento e validaram, em suas falas, a importância da campanha em defesa do robalo, atestando que estão empenhados em contribuir e apoiar a iniciativa.

robalo_00010

Ao longo do evento, que incluiu uma apresentação de capoeira com música composta pelas coordenadoras da campanha sobre a preservação da espécie-alvo e culminou com um almoço que tinha no cardápio uma moqueca de robalo e outras iguarias regionais, foram sorteados vários brindes. A ganhadora do mais robusto e cobiçado – um motor de rabeta – foi uma pescadora de robalo da comunidade de Belmonte quem, até então, precisava pegar motores emprestados para poder pescar. “Ela merecia este prêmio, pois é batalhadora e vai fazer bom uso do prêmio”, disse dona Biga, sogra da pescadora.

robalo_00023

Além da agenda principal em torno dos temas da Campanha, o evento disponibilizou, ainda, de forma gratuita, uma barbearia para os pescadores, um posto móvel de saúde onde os participantes podiam fazer exames de HIV e Hepatite e diversos brinquedos para as crianças. Carlinhos, como é conhecido o presidente da Confrem, mostrou-se feliz com o resultado do lançamento: “Em um momento de tanta turbulência política, é importante ver que a comunidade da Resex de Canavieiras segue lutando por um futuro melhor para os pescadores e seus filhos. Estamos animados em implementar o projeto e esperamos poder fazer outras festas nas comunidades de Canavieiras, Campinhos e Puxim do Sul em breve”.