Na manhã de sexta-feira, 31, o candidato Jânio Natal foi o sabatinado da vez.
Vale lembrar que o evento com Jânio aconteceu na parte na manhã, e não à noite como as dos outros, porque o candidato já tinha um outro compromisso agendado anteriormente para o horário em questão.
Mais uma vez, o presidente da OAB – Subseção Porto Seguro, José Arruda Amaral, agradeceu a presença de Jânio Natal, do candidato a vice-prefeito, Gilvan Florêncio e de todos os presentes.
“A cidade precisa de uma gestão eficiente”, disse Amaral, e também enfatizou que o futuro prefeito administrará uma arrecadação de, aproximadamente, R$ 1 bilhão em 4 anos.
Em posse da palavra, o candidato parabenizou a OAB pela iniciativa democrática e transparente. Fez questão de realçar o descaso das entidades de classe do Município pelo não comparecimento à sabatina.
Jânio fez questão de afirmar que quem estava ali não era o deputado federal, e sim o candidato a prefeito. E continuou alegando que com a experiência política e administrativa que tem hoje, se considera o melhor candidato. Disse, ainda, que viveu sua infância no Município é que é aqui que quer ser enterrado.
Durante sua explanação inicial, o candidato citou pontos positivos de sua gestão quando prefeito, e abordou sobre seu Plano de Governo.
“Quem pensa em votar em Jânio Natal pensando em Chiclete com Banana e Claudinha Leite, não vote”, afirmou, e explicou que com esse dinheiro ele construirá obrar para a cidade.
Barraca de praia– “Sou contra do jeito que está… Sou a favor de uma readequação”.
Construção de marina – “Significa um turismo rico, mais qualificado”, declarou. E falou em buscar no Brasil e na Europa pessoas capacitadas para tornar esse projeto em realidade.
Ficha limpa – Disse que é e sempre será a favor.
Licitação – Explicou que todas as licitações passaram entes pelo MP (Ministério Público) Estadual e Federal e poderão ser acompanhadas através do Portal da Transparência que criará.
Turismo – Disse que com a idade, experiência e boa vontade que tem tratará o turismo de forma totalmente diferente.
Copa do Mundo de 2014 – Afirmou que está lutando para conseguir que o Município seja um campo base, para que seleções europeias venham para cá. Alegou que pretende ampliar a capacidade do estádio para quase 10 mil pessoas.
Gestão sustentável – Explicou que quer fazer uma gestão que possa buscar recursos não só dos Governos Estadual e Federal, mas também de outros setores.
Drogas – Apontou que a droga em si não é o principal problema e sim a falta de compromisso social no país. “Não dá para acabar com as drogas sem política social”, enfatizou. E disse que o desemprego é o maior causador dessa mazela. Explicou que criará um Centro de Recuperação, mas que fará parcerias com entidades de classe e religiosas.
Funcionários contratados da atual gestão – Pontuou que todos os funcionários contratados no atual governo, se forem bons serão recontratados.
PT na gestão Jânio – “Todos no partido que tiverem capacidade de assumir uma cargo na prefeitura, terei o prazer em nomear”.
Turismo – Falou da criação do calendário antecipado de eventos, com no mínimo quatro meses de antecedência; do Festival Gastronômico; e fomento de novos voos domésticos e internacional.
Baixa temporada – Alegou que irá promover a utilização do Centro de Convenções para fomentar o turismo religioso, de negócios, da melhor idade, entre outros.
Desocupação da ‘Feirinha’ – Disse que achou a desocupação uma atitude arbitrária, grosseira e desumana. Mas, que a Feirinha não podia continuar ali. E afirmou que vai tentar resolver o problema daqueles moradores que estão sem casa.
Mobilidade urbana – Assegurou que irá proibir a circulação de ônibus de turismo dentro da cidade; que criará ciclovias e calçadões; e que se for necessário mudará as vias de trânsito.
Texto e fotos: Milla Verena / O sollo