data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Porto Seguro: Jânio Natal participa de debate da OAB
Jânio Natal

Jânio Natal

Na manhã de sexta-feira, 31, o candidato Jânio Natal foi o sabatinado da vez.

Vale lembrar que o evento com Jânio aconteceu na parte na manhã, e não à noite como as dos outros, porque o candidato já tinha um outro compromisso agendado anteriormente para o horário em questão.

Mais uma vez, o presidente da OAB – Subseção Porto Seguro, José Arruda Amaral, agradeceu a presença de Jânio Natal, do candidato a vice-prefeito, Gilvan Florêncio e de todos os presentes.

“A cidade precisa de uma gestão eficiente”, disse Amaral, e também enfatizou que o futuro prefeito administrará uma arrecadação de, aproximadamente, R$ 1 bilhão em 4 anos.

Em posse da palavra, o candidato parabenizou a OAB pela iniciativa democrática e transparente. Fez questão de realçar o descaso das entidades de classe do Município pelo não comparecimento à sabatina.

Jânio fez questão de afirmar que quem estava ali não era o deputado federal, e sim o candidato a prefeito. E continuou alegando que com a experiência política e administrativa que tem hoje, se considera o melhor candidato. Disse, ainda, que viveu sua infância no Município é que é aqui que quer ser enterrado.

Durante sua explanação inicial, o candidato citou pontos positivos de sua gestão quando prefeito, e abordou sobre seu Plano de Governo.

“Quem pensa em votar em Jânio Natal pensando em Chiclete com Banana e Claudinha Leite, não vote”, afirmou, e explicou que com esse dinheiro ele construirá obrar para a cidade.

Pontos polêmicos

Barraca de praia– “Sou contra do jeito que está… Sou a favor de uma readequação”.

Construção de marina – “Significa um turismo rico, mais qualificado”, declarou. E falou em buscar no Brasil e na Europa pessoas capacitadas para tornar esse projeto em realidade.

Ficha limpa – Disse que é e sempre será a favor.

Licitação – Explicou que todas as licitações passaram entes pelo MP (Ministério Público) Estadual e Federal e poderão ser acompanhadas através do Portal da Transparência que criará.

Turismo – Disse que com a idade, experiência e boa vontade que tem tratará o turismo de forma totalmente diferente.

Copa do Mundo de 2014 – Afirmou que está lutando para conseguir que o Município seja um campo base, para que seleções europeias venham para cá. Alegou que pretende ampliar a capacidade do estádio para quase 10 mil pessoas.

Gestão sustentável – Explicou que quer fazer uma gestão que possa buscar recursos não só dos Governos Estadual e Federal, mas também de outros setores.

Drogas – Apontou que a droga em si não é o principal problema e sim a falta de compromisso social no país. “Não dá para acabar com as drogas sem política social”, enfatizou. E disse que o desemprego é o maior causador dessa mazela. Explicou que criará um Centro de Recuperação, mas que fará parcerias com entidades de classe e religiosas.

Funcionários contratados da atual gestão – Pontuou que todos os funcionários contratados no atual governo, se forem bons serão recontratados.

PT na gestão Jânio – “Todos no partido que tiverem capacidade de assumir uma cargo na prefeitura, terei o prazer em nomear”.

Turismo – Falou da criação do calendário antecipado de eventos, com no mínimo quatro meses de antecedência; do Festival Gastronômico; e fomento de novos voos domésticos e internacional.

Baixa temporada – Alegou que irá promover a utilização do Centro de Convenções para fomentar o turismo religioso, de negócios, da melhor idade, entre outros.

Desocupação da ‘Feirinha’ – Disse que achou a desocupação uma atitude arbitrária, grosseira e desumana. Mas, que a Feirinha não podia continuar ali. E afirmou que vai tentar resolver o problema daqueles moradores que estão sem casa.

Mobilidade urbana – Assegurou que irá proibir a circulação de ônibus de turismo dentro da cidade; que criará ciclovias e calçadões; e que se for necessário mudará as vias de trânsito.

 

Darlington Baldacci, secretário Adjunto (OAB), Maria Rubia, advogada convidada, Mariana Shimabukuro, secretária Geral (OAB), José Arruda Amaral, presidente (OAB), Cristiane Chiacio, esposa de Jânio, Jânio Natal, deputado federal e candidato a prefeito, Gilvan Florêncio, vereador e candidato a vice-prefeito, e Neuraci Malaquias, ouvidor (OAB).

 

Texto e fotos:  Milla Verena / O sollo