A Secretaria Municipal de Finanças de Belmonte anunciou na manhã desta terça-feira (01/03) que já enviou para o banco os salários dos servidores efetivos, contratados, comissionados e agentes políticos lotados na Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Ação Social. A Secretaria ainda informa que está aguardado os repasses federais da saúde para pagar aos profissionais da pasta.
O fato foi recebido com alegria pelos servidores, já que, a Prefeitura Municipal de Belmonte, que tinha até o quinto dia útil do mês, adiantou os salários de grandes partes dos servidores. Questionada sobre a crise, Ivani Santana, Secretária Municipal de Finanças, colocou que a gestão atual está aprendendo a conviver com ela e que há um melhor planejamento dos gastos da Prefeitura. “Nós evoluímos. Os atrasos de pagamentos que tivemos no passado foi porque a crise pegou os municípios de surpresa. Nós tivemos que reformular a gestão e fazer um novo planejamento para conseguirmos vencer o desafio de governar uma cidade com os recursos extremamente reduzidos.” – Comentou a Secretária.
Por outro lado, quem não ficou satisfeita foi a oposição à Prefeita Alice Britto, já que, se acreditava que, depois do carnaval, as finanças do município fossem à lona por causa dos acréscimos das despesas da festa. Muitos opositores nas redes sociais chegaram a apostar em um ano ruim pra Belmonte com atrasos ainda maiores de salários. Confrontada com essas previsões a Secretaria Municipal de Finanças informou que tem um planejamento e que essas situações dificilmente acontecerão novamente. “Nós aprendemos a trabalhar com os recursos reduzidos e estamos tendo muito cuidado com as despesas porque sabemos que não temos dinheiro de sobra. O gastos do carnaval estavam dentro das previsões e não há perigo dos mesmos comprometerem as finanças da Prefeitura – Finalizou Ivani.