Cansados das promessas dos mais variados políticos e governadores que comandaram e comanda o Governo da Bahia, fazendeiros, comerciantes, agricultores e trabalhadores rurais decidiram por a mão na massa e iniciar a abertura da futura estrada que ligará os municípios de Belmonte e Canavieiras. O último sábado (17/07) a primeira vitória da empreitada foi comemorada com a inauguração da ponte sobre o Rio Salsa. O equipamento, orçado em cerca de R$ 80.000,00, foi construído pelos cidadãos em um mutirão que usou eucalipto tratado em sua estrutura.
A ponte foi batizada com o nome de “Ponte da Liberdade João Mota” em homenagem a um produtor rural que fez parte dos planos da ponte, mas não viveu o suficiente para vê-la construída. A estrada que está sendo feita pelos voluntários e que ligará por terra as duas cidades, foi batizada com o nome de Aristóteles do Nascimento em uma homenagem póstuma ao produtor rural que defendeu e contribuiu para a construção da estrada. “Nós não vamos parar por aqui, vamos até Belmonte. Com fé em Deus!” – Comentou o voluntário Dr. Juarez, que é médico e proprietário rural.
Essa não é a primeira iniciativa popular para a construção da importante ligação entre as regiões da Costa do Cacau e da Costa do Descobrimento. Do lado de Belmonte já foram feitas duas tentativas que foram barradas por problemas de licenciamentos ambientais e direitos de propriedade. Nossa equipe apurou que essa tentativa é diferente porque segue o traçado já planejado pelo Governo do Estado, que anunciou em agosto do ano passado que a futura rodovia estava em processo final de projeto e posterior licitação.