Padre Fernando, pároco da cidade de Belmonte, deu uma entrevista nessa semana e falou sobre os preparativos para festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo. O líder religioso comentou com a reportagem que várias medidas de adaptação estão sendo preparadas por causa dos cuidados exigidos durante a pandemia. Entre eles estão: o uso continuo das máscaras, o distanciamento, o uso do álcool 70º, bancos da igreja com lugares marcados e serviço de “fast-food” nas quermesses. Confira a entrevista abaixo gentilmente cedida pelo site Foco na Net:
1 – Como está a expectativa para festa do Carmo?
Padre Fernando – Celebrar a festa da Padroeira é verdadeiramente celebrar o amor de Deus que nos abraça nos anima e sobre tudo nos consola nesse tempo atípico de pandemia o qual estamos passando. A expectativa para a participação nas comemorações é sempre muito positiva. Poder contemplar o fervor de cada fiel, a prece que emana dos lábios de quem busca a Deus, é sem dúvida uma grande graça para todos os belmonteses e todos aqueles que poderão está conosco nos acompanhando presencialmente ou pelas redes sociais.
2 – Como está sendo a organização?
Padre Fernando – A liturgia: A Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II. “Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7). Diante dessa verdade se estabelece dentro de cada ação litúrgica a possibilidade de compreender o Eterno no tempo. O Cuidado e o zelo em preparar toda a liturgia que nos acompanhara durante esses dez dias é ter a responsabilidade de conduzir a comunidade dos batizados que “festejara” os dons recebidos.
Acolhida: A pastoral da acolhida de nossa paroquia, Nossa Senhora do Carmo, dispõe de pessoas bem preparadas para que nesse tempo, impossibilitados de dar um abraço afetuoso de boas-vindas, manifestara de forma acolhedora a alegria da presença e mesmo mantendo o distanciamento creio que conseguiram conduzir a todos que passarem pelos umbrais de nossa Matriz o aconchego maternal da Virgem do Carmelo.
Músicas: A música assumi um papel muito importante na liturgia, elas nos ajudam a sentir o mistério que celebramos e nos configura de uma forma muito bonita ao coração de Deus. Para isso os músicos por meio de constantes ensaios se esforçam para melhor agradar o coração de nosso Pai. A boa melodia, acordes e cifras nos acalentara, e as ladainhas tradicionalmente cantadas em latim nos fara tocar o céu.
3 – Em meio ao momento que estamos vivendo com a pandemia quais as medidas restritivas para o Festejo da Padroeira?
Padre Fernando – Esse é um momento desafiador e que urge muita responsabilidade. Compreendemos que a saúde é um bem incalculável, imensurável. As medidas já estão sendo tomadas em todas as nossas celebrações, o uso continuo das máscaras, o distanciamento, o uso do álcool 70 são as prioridades. Mas para que não aja aglomeração no interior da Igreja visto que todos os bancos já se encontram devidamente marcados e cada fiel devera está no lugar estabelecido, foi solicitado a prefeitura dois grandes toldos e um telão para melhor distribuir os fiéis com os devidos distanciamentos na parte externa da igreja, afim de que todos possam com segurança participar desse momento. Não sei se nosso pedido será atendido, estamos aguardando.
As nossas tradicionais quermesses também nesse tempo precisou ser modificada. Após a Santa Missa teremos apenas uma barraca, mais não vamos disponibilizar cadeiras e mesas como de costume para que as pessoas fiquem ali em fraternidade visto que não se pode aglomera, ofereceremos um serviço “fast-food”, onde cada fiel poderá pegar o seu lanche e levar para degustar no aconchego do seu lar.
4 – Por que não haverá a tradicional carreata de abertura? Haverá batismo? Quais as outras alterações para este ano?
Padre Fernando – Em nossos momentos celebrativos, encerramos os festejos sempre com uma bonita procissão com o andor de nossa padroeira sendo conduzido pelos fiéis. Por causa da Pandemia estamos impossibilitados de conduzir o término da novena dessa forma mais tradicional, então para bem celebrar com segurança esse momento de procissão, iremos fazer uma bonita e participativa carreata para concluir a festa. E a abertura da novena será realizada com uma solene queima de fogos sob o badalar dos sinos de Nossa Matriz.
Os numerosos batizados que são realizados nessa data festiva foram alterados para outras datas, para que não haja aglomeração. Pedimos o carinho e atenção de todos diante dessa realidade.
4 – Quais suas considerações finais para todos os fiéis de Nossa Senhora do Carmo e o município de Belmonte nesse mês de comemoração da Padroeira da cidade?
Padre Fernando – Meus queridos filhos e filhas belmontenses, paroquianos de Nossa Senhora do Carmo. Meu coração de pai e pastor se alegra por mais um ano onde nós como igreja podemos nos reunir para celebrar e cantar os louvores ao nosso bom Deus. O tema de nossa festa foi inspirado na encíclica “Ecclesia de Eucharistia” de nosso querido Santo Padre o Papa São João Paulo II, papa que criou nossa amada Diocese que celebra nesse ano o jubileu de prata, e em unidade com nosso Bispo Dom Jose Edson S. Oliveira e com todo clero, ancorados no pilar do pão olhamos para Maria Mãe de Deus e nossa e percebemos que ela é a Mulher Eucarística.
Desejo que todos façam uma bonita experiência com a presença de Jesus Sacramentado e que no fim de nossos festejos recordemos das palavras de Santa Terezinha do menino Jesus que diz “Não é para ficar numa âmbula de ouro, que Jesus desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde ele encontra as suas delícias”.