Falta pouco para Porto Seguro oficializar que tem um festival gastronômico para chamar de seu. O Festival Raízes de Porto Seguro começará no dia 30 de junho e vai até 17 de julho. As inscrições encerraram no dia 26 de maio e superou as expectativas dos organizadores. Eram esperados 50 inscritos, mas o evento contará com 62 restaurantes de Porto Seguro e dos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda.
O festival Raízes presta homenagem à culinária indígena e traz uma série de novidades para se adequar às exigências do período de pandemia. Uma delas é a realização do evento em formato híbrido. Assim, os clientes poderão consumir os pedidos presencialmente ou solicitar o serviço de delivery. O evento contará também com uma programação online no Instagram e YouTube do festival, com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena. “O Raízes de Porto Seguro tem uma característica muito peculiar e muito própria que é valorizar a cultura e os saberes locais. Porto é o berço do Brasil e não poderia ser diferente, o festival tinha que homenagear os povos originários e sua culinária. Assim, a gente celebra essa influência que é tão presente aqui”, exalta Flávia Goroni, analista Sebrae em Porto Seguro.
Outra novidade do festival foi o suporte dado aos estabelecimentos. Todos os restaurantes passarão por uma consultoria de biossegurança, viabilizada financeiramente pelo Sebrae e Sicoob Costa do Descobrimento. Já o Senac ofereceu mentorias online com o instrutor de hotelaria e chef de cozinha, Uelcimar Santos, para assessorar os restaurantes que precisavam de orientação com os pratos que foram criados especialmente para o festival. “Não foi a primeira vez que realizamos mentorias, iniciamos esse processo no Festival Esquina do Mundo, que acontece em Arraial d’Ajuda, e funcionou muito bem. Colocamos à disposição dos participantes do Raízes e eles adotaram. O chef conseguiu ir além de como fazer o prato, tratou também da questão de apresentação e da importância da venda adequada do produto”, explica o coordenador de eventos do Senac Porto Seguro, Bruno Fernandes.
Bruno destaca, ainda, que essa troca foi importante e serviu para mostrar para os donos de restaurante e empresários do segmento de alimentos e bebidas, que eles têm o Senac e o Sebrae como aliados nesse processo de reconstrução das suas empresas, no crescimento das vendas e capacitação profissional.
O fácil acesso e disponibilidade de mandioca o ano inteiro, torna essa matéria prima um importante insumo para os restaurantes elaborarem pratos que atendem os mais variados gostos. Nessa perspectiva, esse ingrediente foi a aposta do Chef Gallo, do Restaurante Gallo Porto Seguro, que escolheu o Escondidinho Iracema para representar a gastronomia do estabelecimento no festival. O prato homenageia a mãe do chef, Dona Iracema, sua maior referência no uso de produtos da terra.
Bárbara Figueiredo, sócia e gerente de marketing do Restaurante Gallo, conta que em nove anos, o estabelecimento nunca tinha participado de um festival gastronômico e fala dos seus anseios em fazer parte desse evento. “A gente fica super feliz de ingressar num trabalho como esse porque, além da visibilidade que dá, faz com que a gente busque melhoria no serviço, busque inovar. Porto Seguro tem uma gastronomia muito rica e, às vezes, fica um pouco engessada e eu acredito que este festival vem gerar criatividade e organização interna. Tudo tem sido conduzido com muita transparência e com organização, o processo está extremamente técnico e profissional, a gente sente credibilidade nesse evento e realmente estamos engajados”, enfatiza Bárbara.
Alex Brito, gerente Sebrae em Teixeira de Freitas, unidade responsável por atender o Extremo Sul do estado, conta que, há alguns anos, o Sebrae realiza e apoia a realização de diversos festivais através dos projetos de Turismo da instituição, tanto na Costa do Descobrimento, quanto na Costa das Baleias. Para ele, enquanto instituição, é uma honra fazer parte de iniciativas como o Festival Raízes de Porto Seguro. “Uma das primeiras expectativas nossas com o Raízes era na quantidade de restaurantes inscritos e superamos. Agora, a expectativa é que todos os restaurantes passem pela capacitação de biossegurança que trará uma maior segurança alimentar para os clientes e organizadores. Por fim, convido a todos a participarem e esperamos que o festival traga um bom retorno financeiro aos restaurantes”, finaliza Alex.
O Festival Raízes é uma realização da Abrasel, correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Sicoob Costa do Descobrimento e da TV Santa Cruz.
Informações: Site DIBAHIA