Com 1.106 casos de COVID-19 registrados e 73 casos ainda ativos da doença, a Prefeitura Municipal de Belmonte iniciou o funcionamento de uma barreira sanitária na entrada da sede da cidade. A iniciativa visa monitorar o fluxo de pessoas e tentar identificar possíveis novos casos que estejam vindo de outros municípios, além de ajudar na monitoração dos casos já confirmados pela Secretaria de Saúde.
Outra ofensiva também está sendo feita com relação à fiscalização dos estabelecimentos, onde a Vigilância Sanitária, juntamente com a Policia Militar estão orientando os comerciantes quanto às medidas de segurança e punindo os estabelecimentos que ainda insistem em não se adequar às normas.
Um Decreto Municipal mais rígido também foi publicado pelo Prefeito Bebeto Gama, onde se proibiu até o dia 02/06 a venda e entrega de bebidas alcoólicas em todo o município e limitou o funcionamento de bares, restaurantes e similares até às 19:00Hrs. A cidade complementa as restrições atendendo também as medidas dos Decretos Estaduais.