data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito e deputado se reúnem com agricultores e anunciam regularização fundiária em Porto Seguro.

Agricultores da comunidade de Embiruçu de Dentro, em Porto Seguro, recepcionaram na manhã de domingo (1/04) o prefeito Jânio Natal  e o deputado Federal Jonga Bacelar. O encontro na praça Central da Agrovila foi proposto pelo prefeito, depois que os produtores rurais pediram socorro na resolução de uma questão fundiária que se arrasta há quase 40 anos. “Famílias que foram assentadas no local correm o risco de perder a terra, porque ainda não receberam o título de posse”, disse Nilton de Jesus, presidente de uma das associações de agricultores da região, que fica às margens da BR 367.

O prefeito Jânio Natal garantiu que todo esforço será feito para acabar, o mais breve possível, com o clima de insegurança da comunidade. “Eu conheço a luta de vocês, por isso busquei o nosso deputado para ajudar nesta missão. Tenho certeza que com o prestígio que ele tem em Brasília, não vai demorar em conseguir a solução junto aos órgãos competentes”, destacou Jânio, que ainda aproveitou para comunicar a realização de outro sonho da comunidade. “Vamos construir aqui um grande mercadão, bem em frente à rodovia, para que as famílias possam vender seus produtos”, anunciou.

Em sua fala, o deputado Jonga Bacelar assegurou já ter conversado com o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, para acelerar o processo. O deputado informou que acredita, ainda este ano, poder voltar à comunidade para realizar o desejo do prefeito de garantir o maior número de assentamentos já feitos na história de Porto Seguro.

Jonga Bacelar também reassegurou a defesa com outras obras de infraestrutura, a exemplo da duplicação da BR-367, ligando Porto Seguro a Cabrália. Para a área de educação, Jonga disse que estão assegurados, por meio de emenda no orçamento da União, recursos para a construção de 10 escolas na cidade de Porto Seguro e pediu ao prefeito e à secretária de Educação que uma delas seja construída na Agrovila.