O SINDIACSCER (Sindicato Intermunicipal Dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias de Eunápolis e Região) informou em nota que nessa terça-feira(09/03) se reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias exonerados pelo Decreto Municipal Nº 107, que suspendeu os atos do concurso Nº 001/2019, onde os mesmos foram efetivados. O Sindicato informou que a entidade abriria diálogo com a gestão do Prefeito Bebeto Gama para tratar do assunto.
Como primeira iniciativa, o Sindicato da categoria informou que conversou com o Secretário de Administração, Elton Menezes, e que prestou importantes informações para que a gestão faça a reintegração dos profissionais. A nota informa que, ainda aconteceu uma reunião com a Secretária Municipal de Saúde, Renata Diniz, onde houve a reafirmação das informações. O SINDIACSCER ressaltou que a Secretária entendeu a importância dos profissionais na atenção primária e na vigilância em saúde, principalmente na pandemia e no plano de vacinação, e que houve, da parte dos dois secretários, o comprometimento em resolver a situação dos agentes.
A nota foi finalizada informando que o SINDIACSCER entrou em contato com o Ministério Público para tratar da suspensão dos agentes, onde o órgão solicitou uma representação por parte do sindicato referente à situação das exonerações irregulares.