A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio de uma nota emitida pela sua Assessoria de Imprensa no início da noite dessa quarta-feira (10/03), informou que o índice de vacinação contra o COVID-19 no município informado ao Ministério da Saúde e ao sistema da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) será atualizado até à noite dessa quinta-feira (11/03). As informações atualizadas na última terça-feira (09/03) constam que o município aplicou apenas 58,6% das vacinas recebidas, enquanto a meta obrigatória é de 85%. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, com a nova atualização, o processo de vacinação se aproximará do índice desejado. Enquanto o município não aumentar o ritmo da imunização não receberá novos lotes de vacinas contra o COVID-19.
A Secretaria ainda informou que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (10/03) uma videoconferência entre o Governador Rui Costa, o Prefeito Bebeto Gama e a Secretária Municipal de Saúde Renata Diniz, onde foram discutidas as dificuldades e traçadas as novas estratégias de combate ao aumento da COVID-19 e de melhorias no plano de vacinação. “Parte dessas estratégias será o início da vacinação dos idosos a partir de 75 anos. O que deixará o município com maior visibilidade no índice necessário.” – Informou a Secretaria.
Como causas dos índices abaixo da meta, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que, pelo fato da vacina ser multidose, é necessário ter um grupo de 10 idosos para cada frasco, já que, depois que é aberto tem o prazo de 06 horas para aplicar as doses. “É preciso que haja cautela nesse processo, pois a preocupação da Secretaria de Saúde é que, nenhum cidadão da faixa etária de vacinação nessa fase fique de fora.”
Outro ponto ressaltado foi as dificuldades causadas pela extensão territorial do município de Belmonte, tomando como exemplo os distritos de Santa Maria Eterna e Boca do Córrego que está a uma distância de aproximadamente 200 Km da sede. Em nota, o Prefeito Bebeto Gama informou que “todas as medidas necessárias para que aconteça a vacinação dos idosos na atual fase do plano sejam cumpridas, e que o índice do município, seja atualizado. Evitando assim, danos a comunidade.”