O início das aulas na rede municipal de Porto Seguro está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (15/03), seguindo o calendário estadual de ensino. O retorno deve acontecer de forma remota, ou seja, não haverá aulas presenciais. Os alunos ou representantes dos mesmos terão que retirar as atividades escolares nos estabelecimentos de ensino aos quais estão matriculados, de quinze em quinze dias, realizá-las em casa e devolve-las às escolas, nesse período, para que sejam avaliadas.
A Secretária de Educação do Município, Dilza Reis, garantiu que os professores permanecerão nas escolas para dirimirem as dúvidas e prestarem orientações a respeito das atividades distribuídas. A Secretária afirmou que, mesmo não acontecendo da maneira desejada, de forma presencial, a retomada das atividades é de suma importância e é imprescindível que haja um mutirão da educação, com a participação de toda a comunidade, não só acadêmica, mas também da sociedade, para manter a relação do aluno e a escola. “O retorno das aulas de forma remota, exigirá da sociedade um grande esforço e um grande mutirão da educação, envolvendo pais, professores, administração e voluntários para que o elo e a interação da comunidade sejam recuperados”, explicou a professora Dilza.
Vários vereadores já se dispuseram a colocar veículos à disposição da comunidade, especialmente àqueles com reais dificuldades de locomoção, de diversas naturezas, para transporte desse pessoal até o estabelecimento de educação para retirada das atividades impressas. Porto Seguro possui hoje cerca de 30 mil alunos matriculados que são apoiados por, aproximadamente, 1500 professores, centenas de auxiliares de classe, cuidadores, merendeiras, vigilantes, entre outros trabalhadores da rede pública municipal de educação.
Informações: Jojô Notícias