O comandante da Polícia Militar em Belmonte, Major Neri, foi exonerado da estrutura do 8º Batalhão de Polícia Militar como comandante da 5ª CIA/Belmonte, Conforme Diário Oficial do Estado da Bahia dessa quinta-feira (25/03). O agora, ex-comandante de Belmonte, assumirá o comando da 18ª CIPM/PERIPERI, em Salvador. Com a promoção de Capitão para Major, a remoção do oficial do comando do policiamento em Belmonte já era esperada, já que, o cargo tem que ser ocupado por um capitão, mas o Major ainda tentava ficar, pelo menos, mais um ano à frente da 5ªCIA/Belmonte por gostar da cidade e da comunidade belmontense.
Trazido a Belmonte pelo Prefeito Janival Borges e o, então Deputado Estadual Jânio Natal, o Major Neri tinha 03 anos e 03 meses comandando a Polícia Militar belmontense e tem em seu histórico na cidade o combate às facções criminosas que atuam em Belmonte, Barrolândia, Santa Maria e Boca do Córrego. Também foi sob o seu comando que aconteceu a ampliação do efetivo da Polícia Militar, a criação do pelotão de motociclistas e a efetivação do policiamento ostensivo em Santa Maria Eterna e Boca do Córrego durante 05 dias na semana. O Major Neri atualmente residia em Belmonte e prezava pelo contato direto com a comunidade, sendo que, o mesmo chegou a receber o título de Cidadão Belmontense, uma comenda de agradecimento aos relevantes serviços prestados no município.
Belmonte agora está sem comandante até o Tenente-coronel Alexandre, comandante do 8ºBPM, nomear um novo oficial para a 5ªCIA. Por enquanto, a vaga deve ser ocupada interinamente até a decisão definitiva do nome que virá comandar os policiais militares da cidade.