Belmonte está entre as cidades do Extremo Sul baiano que não irão receber novos lotes da vacina contra ao COVID-19. Conforme mostrou uma reportagem veiculada pela TV Bahia em seu telejornal de meio-dia. A decisão foi tomada nessa terça-feira (09/03) em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite- BA-CIB, onde ficou definido que os municípios que não atingiram 85% da cobertura vacinal nos grupos prioritários não podem ser contemplados com novas doses da vacina.
Segundo dados apresentados pelo telejornal, Belmonte aparece como o pior município da região nos índices de vacinação com 58,6%. O município de Itabela está com 63,6% e Eunápolis está com 74%. Segundo o último informe da Secretaria Municipal de Saúde, Belmonte já recebeu 730 doses de imunizantes contra o COVID-19, onde, segundo o índice, quase a metade ainda não foram aplicadas.
Nossa reportagem apurou que os grupos prioritários que residem nos distritos e povoados do município ainda não foram vacinados. Segundo informações, ainda não confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde, estaria acontecendo um problema de logística para levar as equipe de vacinação para o interior. A falta de pessoas para compor as equipes também é apontada como uma das causas dos índices tão baixos.
Nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belmonte que ficou de prestar maiores informações no decorrer do dia. Enquanto alguns municípios do Extremo Sul estão recebendo bônus de 20% a mais na quantidade de vacinação entregue, por terem alcançado suas metas, Belmonte encontra-se em uma corrida contra o tempo para normalizar a situação.