A Câmara de Vereadores de Belmonte realizou nessa segunda-feira (08/02) a sessão de abertura dos trabalhos legislativo do ano de 2021, onde estiveram presentes os vereadores, pessoas da comunidade, o Vice-prefeito e Secretário Municipal do Interior Flavielle de Sá e o Secretário Municipal de Administração, Elton Menezes, representando o Prefeito Bebeto Gama. Nessa sessão de abertura, a população também teve acesso a uma inovação implantada pelo Presidente Luciano Andrade (Luluca da Ambulância), que inaugurou a TV Câmara, onde as sessões passarão a ser transmitidas pelo página da casa no Facebook.
Entre os discursos, se destacou o Vereador Rogério Bahia, que parabenizou a inquietação da Secretaria Municipal de Educação na busca uma forma de dar início ao ano letivo em meio à pandemia de COVID-19. Durante a sua fala, o Vereador, que faz parte da Comissão de Educação da casa, cobrou a apresentação de um Planejamento Efetivo que dê chances para que o tema seja debatido no plenário. Em sua segunda fala, Rogério Bahia cobrou a definição do relacionamento político-pessoal do Prefeito Bebeto Gama. “Até hoje não sabemos quem são os vereadores da base de apoio do Prefeito. Isso precisa ser definido para que possamos nos posicionar politicamente.” Para finalizar Rogério defendeu a extinção da necessidade de se enviar um projeto de lei para a Câmara para tratar do pagamento do Piso Nacional da Educação. “Essa situação burocratiza o processo e não é uma necessidade, já que, o pagamento do Piso Nacional é uma Lei Federal e não precisa passar pelo plenário da Câmara de Vereadores.” – Finalizou Rogério.
O Vereador Paulinho de Papau, em seu discurso, deixou claro que não é oposição e nem situação e que busca os interesses de Belmonte. Paulinho cobrou do Prefeito Bebeto Gama o atendimento dos pedidos de urgência protocolados pelos vereadores, o pagamento dos salários de dezembro dos profissionais da limpeza pública e pediu para que o Executivo obrigue a Empresa Magnata, concessionária do serviço de limpeza púbica municipal, a contratar pessoas de Belmonte e não trazer funcionários de outras cidades. “Sendo de Belmonte, os trabalhadores comprarão no comércio local e farão a nossa economia girar.” – Comentou Paulinho.
Ao final da Sessão, usaram a palavra o Vice-prefeito Flavielle de Sá e o Secretário de Administração, Elton Menezes, onde o Vice-Prefeito chamou a atenção para os grandes desafios que serão enfrentados e defendeu uma relação de cooperação entre a comunidade e o Executivo para resolver os problemas de Belmonte. Por sua vez, o Secretário Elton Menezes defendeu uma fiscalização construtiva a ser feita pelos vereadores e ressaltou as parcerias que o município está fechando com várias entidades na busca pelo desenvolvimento da cidade, a exemplo da parceria com o SEBRAE.