data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Lyra Popular de Belmonte inicia digitalização de documentos e partituras.

A Filarmônica Lyra Popular de Belmonte está apostando na digitalização de documentos e partituras para manter preservada a memória musical da entidade através do Projeto Arquivo Vivo – Partituras que contam Histórias. O acervo da Filarmônica, contendo partituras datadas de 1888, será digitalizado por uma equipe multiprofissional e alunos da Escola de Música da Lyra. O projeto é coordenado pelo proponente do projeto e musico Thiago Peixoto Gomes.

A diretoria da entidade informou que o objetivo da iniciativa é a exposição e utilização dos documentos como forma de manter viva a musicalidade da Filarmônica. O Projeto busca também revitalizar todo o acervo iconográfico da Filarmônica tornando-o uma fonte cultural rica que pode ser acessada por todos. “Nosso objetivo é digitalizar, catalogar e disponibilizar a história de um povo através da música.” – Informou Thiago.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O resultado de todo o trabalho desenvolvido estará disponível ao público através do site da Filarmônica (www.lyrapopular.com.br), que entrará no ar a partir do dia 14/03. “São muitos documentos a serem digitalizados e catalogados. Estamos dedicados em fazer um trabalho minucioso com o objetivo de compartilhar com todos a riqueza cultural, histórica e musical da nossa amada filarmônica.” – Comentou Allan Gabriel, Presidente da Lyra Popular de Belmonte.