data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Porto Seguro sedia evento de discussão da retomada do turismo brasileiro.

O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou de um evento em Porto Seguro, na tarde de quinta-feira (13), a convite do deputado estadual Jânio Natal e do deputado federal João Bacelar, com foco na retomada da atividade turística e auxílios emergenciais aos empresários após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Denominado “Aqui nasceu o Brasil, aqui renasce o turismo”, o encontro teve também a presença de cerca de 50 convidados, dentro do salão de eventos do Hotel Solar do Imperador, e 50 convidados que acompanharam em telões instalados na área externa.

Representando Belmonte, estavam o Prefeito Janival Borges e seu Secretariado Municipal e as Filarmônicas XV de Setembro e Lyra Popular, que proporcionaram um grande espetáculo direcionado ao Ministro de Estado e todo o público presente. O Ministro Marcelo Álvaro ficou impressionado com o alto nível das demonstrações de cultura da região da Costa do Descobrimento. O mesmo chegou a se empolgar e entrar na roda de capoeira, fato que impressionou os convidados presentes.

No Salão de Eventos do Hotel Solar do Imperador, estiveram presentes os principais representantes do trade turístico da Costa do Descobrimento, empresários, representantes das mais diversas categorias e entidades de classes da região, além de políticos, e os convidados especiais: deputado Federal Ronaldo Carletto, o presidente do Banco do Nordeste Romildo Rolim, os representantes locais Oliver Abade – presidente da ABIH Porto Seguro – e Kevin Sebastian – presidente da Uni Líderes, que compuseram a mesa principal e se pronunciaram.

O Ministro Marcelo Álvaro também conversou com a doutora Raissa Soares, onde a médica explicou o chamado “Protocolo de Tratamento Precoce” à base do medicamento Hidroxicloroquina, que ela está usando e salvando muitas vidas em Porto Seguro e região. Raissa Soares aproveitou para agradecer ao Presidente Bolsonaro pela medicação enviada para a Costa do Descobrimento. “O trabalho da Drª. Raissa mostra que é possível uma flexibilização consciente preservando vidas, empresas e empregos. O nosso objetivo hoje é discutir essa possibilidade aqui em Porto Seguro.” – Comentou o Ministro.

O ministro e os deputados federais se comprometeram a criar uma agenda especial que, juntamente com ações do governo brasileiro e bancos estatais, visam liberar novos investimentos e financiamentos de créditos, para serem destinados a todos os setores da economia local. Em seu discurso, o ministro anunciou nova ajuda financeira, que através do FUNGETUR (Fundo Geral de Turismo), foi aprovada e em breve estará disponível para os empresários do setor. Ele falou também sobre a nova campanha que o Ministério do Turismo já preparou para incentivar os brasileiros a viajar dentro do Brasil.

Marcelo Álvaro destacou, ainda, a importância da cidade de Porto Seguro no mapa do turismo brasileiro e lembrou que o crescimento do setor em 2019 foi de 2,6%, ou seja, mais do que o dobro do que a própria economia, gerando 160% a mais de empregos com o turismo, cenário que foi interrompido com a pandemia. “Nós colocamos o Brasil entre os primeiros 10 primeiros que implantaram o selo de segurança com protocolos para o setor durante esta pandemia. Então, o Brasil, hoje, está preparado para a retomada do turismo”, afirmou Marcelo Álvaro.

O deputado Jânio Natal agradeceu a presença de todos e assumiu o compromisso de trabalhar pela retomada do turismo em Porto Seguro, cobrando do ministro Marcelo Álvaro, deputados presentes e representantes do governo federal, uma participação efetiva neste processo, como disponibilizar novas linhas de créditos para hoteleiros, comerciantes e pequenos empresários que compõem o trade turístico da região, melhorando, através de obras, a infraestrutura da cidade.

O deputado solicitou a realização de um velho sonho, que é a duplicação da BR-367, desde Eunápolis, passando por Porto Seguro e chegando a Santa Cruz Cabrália. Explanou, ainda, sobre a cobrança da taxa do ECAD aos hoteleiros e pediu ajuda do Ministro e os deputados federais para que as partes consigam chegar a um acordo viável para ambos.