data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Falhas constantes na rede da COELBA revolta moradores de Belmonte.

Belmonte sofreu mais uma vez na última terça-feira (30/06) com as quedas de fornecimento de energia elétrica. A sequência de faltas de energia aconteceu no início da noite e se repetiu por pelo menos dez vezes com intervalos entre 05 e 10 minutos entre elas. Internautas reclamaram de queima de eletrodomésticos e prejuízos causados pelos blackouts.

Os problemas de energia não são recentes e durante muitos anos a COELBA vem desrespeitando os consumidores belmontenses entregando um serviço de má qualidade. Há pouco tempo a concessionária chegou a construir uma nova subestação de energia para atender a cidade com o objetivo de cessar o problema. Na época, a empresa prometeu que as quedas de energia seriam reduzidas, mas nada aconteceu.

Um levantamento feito por nossa equipe revelou que o problema não é tão simples de ser resolvido e que a nova subestação encontra-se subutilizada por faltar infraestrutura para que ela consiga operar com toda a sua capacidade. Segundo o levantamento, o grande problema é a rede que vem do município de Canavieiras pelo Rio Jequitinhonha que passa pela vegetação ribeirinhas e galhos acabam tocando na rede elétrica causando curtos-circuitos. “Ao meu ver, como não há a perda total do fornecimento, a rede que vem de Canavieiras não se desliga impossibilitando que o sistema reconheça, isole o problema e ative a segunda alimentação que vem pela BA-001.” – Informou um eletricista de alta tensão entrevistado por nossa equipe.

Equipes da COELBA, recentemente, subiram o Rio Jequitinhonha para efetuar a limpeza dos galhos, mas especialistas informam que essa linha, por apresentar problemas recorrentes, teria que ser desativada e se criar uma nova alternativa de alimentação que poderia vir pela rodovia. O grande problema é o custo alto da infraestrutura que a empresa até agora não demonstrou interesse em bancar para melhorar os seus serviços em Belmonte.

Para tentar resolver o problema moradores da cidade chegaram a recorrer à justiça como é o caso do policial militar e ex-vereador Carvalho que apresentou denúncias do descaso da COELBA em 2010 e voltou a ser ouvido pelo Ministério Público no ano passado sobre a continuidade dos problemas. Recentemente uma nova investida partiu do pré-candidato a Vereador Nan Menezes, onde o mesmo promoveu um abaixo-assinado para buscar a responsabilização da COELBA perante a justiça.

No universo político o Deputado Estadual Jânio Natal, o Prefeito Janival Borges, o pré-candidato a Prefeito Iêdo Elias e diversos vereadores também já se posicionaram contra os desmandos da COELBA. Jânio Natal chegou a levar os casos às autoridades estaduais que fiscalizam o serviço, mas nada foi feito até agora para punir a empresa.