Belmonte passa de 150 casos de contaminação pelo Novo Coronavírus e os números seguem em tendência de alta nos próximos dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O Boletim Epidemiológico publicado na tarde dessa segunda-feira (13/07) mostrou que a doença continua se alastrando pelo interior, onde Barrolândia registrou 08 novos casos e foi para 36 infectados e Santa Maria Eterna registrou 05 novos casos e foi para 19 infectados. A sede do Município de Belmonte registrou 02 novos casos e está com 18 infectados confirmados.
O distrito de Boca do Córrego e região da Beira do Rio seguem estabilizadas com 30 e 44 casos, respectivamente. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não está conseguindo replicar a estabilização dessas duas localidades nas outras área do município por causa do comportamento da população. Técnicos da pasta afirmam que as pessoas continuam promovendo aglomerações e insistindo em eventos residenciais e a andar sem usar máscaras pelas ruas e sem cuidar dos cuidados de higiene das mãos.
Em conversa com o Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, o mesmo comentou que todos os infectados confirmados estão apresentando a forma leve da doença e estão sendo tratados em casa por meio de isolamento. Sobre o Centro de Tratamento do COVID-19 inaugurado recentemente, Tárcio Lapa informou que ainda não entrou em operação por falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Estamos buscando mão-de-obra, mas está difícil porque quando as pessoas descobrem que é um centro de tratamento do Novo Coronavírus desistem. Outra situação é que a outra parte da ajuda financeira prometida aos municípios ainda não chegou. Nós iremos abrir o Centro com recursos próprios, vamos onerar a folha, mas temos que nos preparar porque a situação está ficando difícil.” – Finalizou o Secretário.
Apesar do Centro de Tratamento do COVID-19 ainda não estar funcionando, a Secretaria de Saúde informou que, até o fechamento dessa reportagem, não existia nenhum paciente contaminado internado no Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas. Belmonte também registrou 45 pessoas com sintomas esperando resultados de exames, 02 óbitos e 62 pessoas curadas.