Depois de uma reunião com representantes da CDL Sindicomércio, do sindicato dos trabalhadores do comércio (SINCOM) e da Secretaria Municipal de Saúde, o Prefeito Robério Oliveira, de Eunápolis, decidiu revogar o decreto que permitiu a abertura do comércio local na última segunda-feira (06/04), depois de 15 dias de fechamento. A medida vale já a partir de amanhã (09/04) e se estenderá até a próxima segunda-feira (13/04).
O motivo da mudança de decisão, segundo o gestor eunapolitano, foi a detecção de um caso suspeito de COVID-19 na cidade que está esperando a confirmação do Laboratório Central do Estado (LACEN), como prevê a Organização Mundial de Saúde. O paciente é um jovem que trabalhava em uma clínica particular e passou por um teste rápido que apresentou resultado positivo para o Novo Coronavírus. “A Secretaria de Saúde já colheu o material do jovem e enviou para o LACEM em regime de urgência. O resultado deve estar pronto até o fim dessa semana.” – Informou o Prefeito.
Ainda em coletiva à imprensa, o prefeito Robério Oliveira informou que já era estudada a revogação do decreto, já que, muitos estabelecimentos não estavam cumprindo as medidas de segurança para funcionar. O gestor ainda informou que em um dia foram emitidas 300 multas pela vigilância sanitária do município. O prefeito citou também a indisciplina das pessoas nas ruas que causaram aglomerações durante toda a semana.
O novo decreto publicado, a exemplo de outras cidades da região, permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. Restaurantes e outras empresas do seguimento só funcionarão em regime de delivery. Os clientes também poderão fazer retiradas dos pedidos nos estabelecimentos, desde que, os mesmos tomem as precauções necessárias para impedir as aglomerações.