data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Entidades realizam Seminário Final da Fase I do Projeto Laços de Proteção.

Nessa quinta-feira (05/03) foi realizado na cidade de Belmonte o Seminário Final da Fase I do Projeto Laços de Proteção, que há dois anos vem sendo
desenvolvido por meio de parceria entre a Veracel Celulose, a Childhood Brasil e a Prefeitura Municipal de Belmonte. Nesse evento, realizado no espaço social da Colônia de Pescadores Z-21, aconteceu a  socialização e  validação o Plano Decenal de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos contra Crianças e Adolescente do Município de Belmonte.

A mesa de abertura contou a participação de Itamar Gonçalves (Gerente de
Advocacy da Childhood Brasil), Izabel Bianchi (Especialista em
Responsabilidade Social da Veracel), Aelson Matos (Presidente da Câmara de Vereadores de Belmonte), Flavio Ursulano (Presidente do CMCDA), Willian Torquato (Presidente do Conselho Tutelar), Raimundo Carvalho dos Santos (Secretário Municipal do Meio Ambiente) e Claudio Soares (Secretário Municipal de Assistência Social). Representando a Vara da Infância e Juventude estavam a Juíza Andréia Gomes F. Beraldi e a servidora Kadígia Luciana Conceição, também estava representando os jovens a adolescente Roberta Walker. O Comitê Gestor foi representado pela Senhora Alba Gomes.

No Seminário fez- se uma retrospectiva de todas as etapas. O Sr. Itamar fez uma reflexão do significado da implantação do Projeto no município; a Sr.ª Izabel falou da importância do papel de todos os setores na proteção da criança e do adolescente, ressaltando o papel da empresa Veracel no desenvolvimento de ações de responsabilidade social, os aprendizados e a parceria advindos da execução do Laços de Proteção na cidade de Belmonte. 

O Presidente da Câmara, Sr. Aelson Matos, pontuou a satisfação da aprovação do projeto de lei nº 018/2019, que transformou o Plano em Lei Municipal, validada pela comunidade nesse evento.  A adolescente Roberta Walker manifestou sua satisfação em participar do Projeto e agradeceu em nome da juventude belmontense a oportunidade de dar voz aos jovens  e de fortalecê- los no debate sobre proteção aos seus direitos, verbalizando ainda  que são muitos os desafios e as necessidades da juventude na cidade.  

Em seguida aconteceu a primeira mesa que teve como palestrantes a Sr.ª Gorete Vasconcelos, Consultora da Childhood Brasil e Coordenadora do Projeto Laços de Proteção, que fez uma breve explanação sobre os avanços e desafios do Projeto ao longo de 23 meses. Em seguida a Sr.ª Jerusa Pinto, Representante a Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o que é o Comitê Gestor e  qual a sua importância para a execução das ações de monitoramento do Plano Decenal  juntamente com o CMDCA e  para o desenvolvimento de ações intersetoriais. 

Na segunda mesa a Juíza de Direito, Drª Andréa Beraldi, discorreu sobre a elaboração do Plano Decenal, apresentando sua matriz, seus eixos temáticos e a metodologia participativa na construção desse importante instrumento de garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Na terceira e última mesa a Sra. Lídia Lira, Especialista em Educação Popular e Políticas Públicas, na condição de membro da equipe de avaliação do Projeto, apresentou os resultados desse trabalho e as recomendações para sua continuidade.

As falas foram unânimes, contemplaram sobre a importância do Projeto no fortalecimento das equipes e no reconhecimento de que ainda têm-se muitos desafios para a garantia de um trabalho em rede intersetorial. Todos reconhecem que o Plano Decenal é uma lei que precisa de execução imediata e que para tanto as condições precisam ser garantidas pelos poderes executivos, legislativo e judiciário, sobretudo, no
que se refere ao planejamento e aporte de recursos para que seus objetivos e metas sejam cumpridos, cabendo ao CMDCA juntamente com o Comitê Gestor articular e acompanhar a sua execução.  

O evento na abertura foi abrilhantado com a apresentação do Coral do Lar da Menina, com o Grupo de Capoeira do CRAS e a no encerramento contou com o Grupo de Samba de Roda das Marisqueiras, que contagiou os presentes com alegria e dança. Por fim todos tiveram o privilégio de se deliciar com um maravilhoso acarajé da terra.