O poeta e escritor belmontense, Herculano Assis, foi o grande homenageado no 36º FESTIVALE 2ª Edição, que acontece na cidade mineira do Serro, onde o mesmo teve uma noite literária batizada com o seu nome. Junto com Herculano, também foi homenageada a cidade de Belmonte, onde aconteceu em julho do ano passado a 1ª edição do festival. Graças ao evento, Herculano Assis se torna o primeiro poeta baiano a ter seu nome batizando uma noite literária no FESTIVALE, que completa 40 anos de existência.
Ainda durante a cerimônia de início da noite literária, a organização do FECAJE enfatizou a importância de Herculano Assis no mundo literário e cultural brasileiro e baiano, onde o mesmo tem 03 livros publicados (Alvorar, Cobra de duas cabeças e Rua dos Avessos), contos publicados em diversas revistas e jornais (inclusive na revista da Academia de Letras da Bahia), é membro da Academia de Letras do Brasil e recentemente outorgado Presidente da Academia de Letras do Instituto da Lingua Portuguesa para o Mundo.
Essa seguna edição foi iniciada no último dia 26/01 e se estenderá até o próximo dia 01/02 com o tema “Da Foz a Nascente”. A proposta do evento é fazer o percurso dos canoeiros que traziam sua mercadoria de Belmonte até o alto Jequitinhonha transportando o que era produzindo no Jequitinhonha mineiro. Durante o período supracitado, acontecerão 05 oficinas culturais, 01 Festival de Musica, 01 Concurso de Poesia Escrita e Falada, apresentações teatrais, mostra de grupos folclóricos, Feira de Artesanato, shows musicais de corais e com artistas da região.
O evento é itinerante e nas suas 36 edições (em 40 anos de existência) já percorreram 26 municípios, incentivando a produção cultural de toda a região, obtendo resultados importantes no fomento e preservação da cultura do Vale, que geograficamente fica compreendido da nascente do Rio Jequitinhonha, na cidade de Serro – MG, à sua foz, em Belmonte – BA, o que motivou a FECAJE a aceitar o desafio de realizar essa a segunda edição dessa grande festa da cultura popular interligando a Bahia, através de Belmonte às Minas Gerais, no Serro.
Esse 36º FESTIVALE entrará para a História do evento realizando duas edições, ligando os dois extremos, sendo que a primeira edição aconteceu em Belmonte/BA (foz do Jequitinhonha) com o tema “Dos Vales ao Mar” de 21 a 27 de julho de 2019 e a segunda edição agora acontece no Serro (nascente do Jequitinhonha) com o tema “Da foz à nascente”, de 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020.