Durante todo o dia dessa sexta-feira (31/10) uma equipe formada por funcionários da Prefeitura Municipal de Belmonte, homens da Marinha, Bombeiros civis e militares e um contingente de 50 voluntários realizaram a limpeza e o monitoramento da Praia do Norte, local onde foram encontradas diversas manchas de petróleo vindas do mar. As equipes se dividira pela a areia e colheram os diversos fragmentos espalhados por toda a praia. Ao todo, na operação foram recolhidos cerca de 50 quilos do material, que está acondicionado na Prefeitura de Belmonte e será entregue à Marinha para análise do óleo.
Também foram colhidos na praia pequenos peixes mortos e os cadáveres de duas tartarugas para serem analisados. Ainda não há certeza de que as mortes desses animais tenham sido causadas pela poluição do petróleo encontrado. Na manhã dessa sexta-feira (01/11) novas manchas de óleo foram encontradas entre o Terminal Marítimo da Veracel e Mogiquiçaba. Equipes já estão no local fazendo a limpeza dos fragmentos. “São vários pequenos fragmentos espalhados por toda a areia e precisamos de um número muito grande de pessoas para colher todo esse material. Agradeço a todos os envolvidos e juntos vamos vencer esse desafio.” – Informou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Luciano Alves.
Ainda nessa manhã pescadores e pessoas entraram em contato com nossa equipe e informaram que novas manchas de óleo voltaram a aparecer na Praia do Norte. Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a mesma nos respondeu que enviou equipes novamente ao local para comprovar a veracidade das informações e tomar as providências necessárias para a tirada do material.